O deputado do PSD/Açores, Joaquim Machado, destacou esta terça-feira que a taxa de desemprego na Região atingiu, no quarto trimestre de 2024, o valor “mais baixo do país”, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“No quarto trimestre de 2024, a taxa de desemprego nos Açores foi estimada em 5,4%, resultando numa taxa média anual de 5,6%, a mais baixa de todo o país”, afirmou o parlamentar social-democrata.

Joaquim Machado sublinhou que desde 2008 os Açores não registavam uma taxa de desemprego tão reduzida, salientando ainda que, no mesmo período, a população ativa foi estimada em 126,5 mil indivíduos. Este número representa um aumento de 3,3% face ao mesmo trimestre do ano anterior e um crescimento de 0,1% relativamente ao terceiro trimestre de 2024.

O deputado frisou que 2024 foi o terceiro ano consecutivo em que a taxa de desemprego regional se manteve igual ou inferior à média nacional. Além disso, a população empregada aumentou para 119,7 mil indivíduos, o que corresponde a um crescimento de 5% face ao período homólogo.

Os dados revelam ainda uma redução da população desempregada para 6,9 mil indivíduos, menos 18,3% em comparação com o quarto trimestre de 2023, embora tenha aumentado 11,3% face ao trimestre anterior.

Joaquim Machado destacou que há quase duas décadas a Região não registava taxas de desemprego tão baixas, o que, na sua opinião, demonstra o impacto positivo das políticas públicas implementadas pelo Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM.

“Estes números confirmam a robustez da economia regional, que mantém a sua trajetória de crescimento há cerca de 43 meses consecutivos”, concluiu o deputado do PSD/Açores.



 

PUB