O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu esta terça-feira em audiência de despedida o Tenente-General Pedro Soares, do Comando Operacional dos Açores, reconhecendo o trabalho desenvolvido e a “dedicação exemplar” ao longo do seu serviço no arquipélago.

Na ocasião, Bolieiro destacou a importância das Forças Armadas no apoio à população açoriana, sublinhando, em particular, a resposta prestada no incêndio que afetou o Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em maio de 2024. O governante relembrou a prontidão e eficiência demonstradas pelo Comando Operacional dos Açores na instalação de um hospital de campanha e no transporte de doentes evacuados, permitindo a continuidade dos cuidados de saúde.

Além disso, o líder do executivo açoriano evidenciou o papel essencial das Forças Armadas no transporte aéreo dos novos equipamentos hospitalares, que viabilizaram a reabertura da estrutura modular do HDES e reforçaram a qualidade do serviço de saúde na região. “Estes equipamentos estão ao serviço a partir de hoje graças a este empenho e coordenação que todos agradecemos”, afirmou.

Bolieiro expressou ainda o seu apreço pelo trabalho do Tenente-General Pedro Soares e de toda a equipa do Comando Operacional dos Açores, enaltecendo a “total disponibilidade e espírito de cooperação” demonstrados ao longo dos anos. O Presidente do Governo concluiu a sua intervenção com um agradecimento a todos os militares que têm sido “exemplares no apoio à população açoriana e às nove ilhas dos Açores”.

 

PUB