As autoridades retomaram esta manhã as buscas para tentar localizar um pescador, de 34 anos, que está desaparecido em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
As operações de busca são coordenadas pelo capitão do porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Vila do Porto.
Segundo um comunicado da AMN, estão empenhados elementos do Comando Local da Polícia Marítima e da Capitania do Porto de Vila do Porto e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Maria, um navio da Marinha Portuguesa e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
O pescador foi dado como desaparecido no sábado, “depois de, alegadamente, não ter regressado da prática da atividade da pesca”.
Na sequência de um alerta recebido pelas 20:45 locais (21:45 em Lisboa), de sábado, as buscas foram iniciadas através do Comando Local da Polícia Marítima e da Capitania do Porto de Vila do Porto.
A AMN adiantou, no domingo, em nota de imprensa, que o alerta chegou através de um familiar, que informou que o homem “não tinha regressado da prática da atividade da pesca”.
Logo após o alerta, elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Vila do Porto iniciaram as buscas entre a Ponta do Marvão e a Prainha, tendo sido interrompidas pelas 00:00 de domingo.
As autoridades retomaram as operações na manhã de domingo, com elementos do Comando Local da Polícia Marítima, da Capitania do Porto de Vila do Porto e do corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Maria, e com o envolvimento de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
As operações de busca, coordenadas pelo capitão do porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Vila do Porto, foram interrompidas ao final da tarde de domingo, “sem que se tivesse encontrado a vítima”.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e está a prestar apoio à família da vítima.