O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, marcou presença este domingo nas comemorações do 142.º aniversário da Fábrica de Tabaco Estrela, onde felicitou a instituição pela sua longevidade e incentivou os dirigentes a continuarem a apostar na inovação e no crescimento.

“Que continuem a fazer da audácia um desígnio, dando passos seguros e concretos para prestigiar aquela que é, hoje, a nossa indústria e já erguendo o que pode vir a ser no futuro”, afirmou o autarca durante a cerimónia realizada no Jardim José do Canto.

No âmbito do apoio municipal ao setor empresarial, Pedro Nascimento Cabral destacou a criação de um pacote de benefícios fiscais que prevê uma taxa reduzida de 1% de derrama para empresas sediadas no concelho e isenção total para negócios com um volume de faturação até 150 mil euros.

O edil sublinhou ainda a “centralidade geoestratégica” de Ponta Delgada, que, localizada entre a Europa e as Américas, tem desempenhado um papel crucial na ligação aos mercados internacionais. Para o autarca, a aposta na baixa fiscalidade e nos incentivos municipais tem sido determinante para atrair novos investimentos, dinamizar a economia local e impulsionar o crescimento das empresas já instaladas.

De acordo com um estudo da empresa Informa D&B, o volume de negócios em Ponta Delgada aumentou em 800 milhões de euros entre 2021 e 2023. No mesmo período, o número de empresas no concelho cresceu de 1.792 para 1.852, enquanto os postos de trabalho passaram de 21.093 para 23.070. O estudo revela ainda que o tecido empresarial de Ponta Delgada concentra cerca de 73% das empresas de São Miguel e emprega 76% da força de trabalho do setor privado na ilha.

A Fábrica de Tabaco Estrela, fundada a 27 de janeiro de 1883, mantém operações nas ilhas de São Miguel e Terceira e emprega atualmente cerca de 70 colaboradores.

 

PUB