O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu esta segunda-feira o papel decisivo do Comando da Zona Marítima dos Açores na defesa e preservação do património marítimo da Região, sublinhando a sua importância na proteção dos recursos naturais e na promoção da segurança no mar.
Durante as comemorações dos 450 anos da Provedoria das Armadas e do Dia do Comando da Zona Marítima dos Açores, que decorreram no Depósito POL NATO, em Ponta Delgada, Luís Garcia destacou o contributo fundamental desta estrutura militar para a gestão e proteção do espaço marítimo açoriano. “É graças à ação coordenada e eficaz do Comando da Zona Marítima que garantimos que a nossa Região continua a ser um ponto de referência na proteção do nosso mar, reafirmando a sua importância estratégica para o país”, afirmou.
O Presidente da ALRAA frisou ainda a relevância da recente ampliação das Áreas Marinhas Protegidas, que agora abrangem 30% do mar açoriano, reforçando o compromisso da Região com a preservação dos ecossistemas marinhos. “O Comando da Zona Marítima dos Açores terá um papel fundamental na implementação e fiscalização destas áreas, garantindo a sua eficácia na proteção e segurança do nosso território marítimo”, sublinhou.
Luís Garcia reconheceu, por fim, o trabalho conjunto de todos os envolvidos na missão de salvaguarda do património marítimo açoriano, desde os militares aos parceiros institucionais. “A atuação exemplar do Comando da Zona Marítima dos Açores e dos seus membros garante a continuidade da nossa liderança na gestão e preservação do nosso mar, assegurando um futuro sustentável para as próximas gerações”, concluiu.