O Comando Regional da PSP dos Açores informou, através de comunicado, a detenção de 23 pessoas no âmbito da atividade operacional regular levada a cabo pelas Divisões Policiais Territoriais e de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço.
A operação, realizada entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2025, incluiu também fiscalizações, entre as quais se destaca a apreensão de armas de fogo em Angra do Heroísmo.
Na Divisão Policial de Ponta Delgada, foram detidas 16 pessoas do sexo masculino, com destaque para três detenções por suspeita de desobediência e sete por crimes relacionados com a condução sob efeito de álcool ou sem habilitação legal. Duas detenções por violência doméstica ocorreram no concelho de Ponta Delgada, envolvendo suspeitos de 37 e 41 anos. Um mandado de captura no concelho da Ribeira Grande resultou na prisão de um indivíduo para cumprimento de uma pena de um ano e dez meses por furto qualificado.
Na Divisão Policial de Angra do Heroísmo, a PSP deteve seis indivíduos, incluindo um suspeito de violência doméstica contra o próprio filho e dois por infrações rodoviárias. Foram também executados três mandados judiciais para presença em tribunal. Uma operação de fiscalização de armas e explosivos culminou na apreensão de sete armas de fogo.
A atividade da Divisão Policial da Horta resultou na detenção de um indivíduo suspeito de condução sob a influência de álcool e na fiscalização rodoviária no concelho da Madalena do Pico, onde foram registadas duas infrações ao Código da Estrada.
Ainda segundo o comunicado da PSP, entre os dias 16 e 19 de janeiro, registaram-se 33 acidentes de viação nos Açores, que resultaram em cinco feridos e danos materiais.
No mesmo comunicado o Comando Regional apela à colaboração da população, incentivando os cidadãos a denunciarem situações suspeitas ou ilícitas junto das esquadras da PSP, de modo a possibilitar uma rápida intervenção policial e garantir um melhor serviço à comunidade.