A Câmara Municipal da Praia da Vitória realizou, no domingo, na igreja matriz, a tradicional missa em honra de São Sebastião, “evocando o compromisso anual de lembrar as vítimas da peste no final do século XVI”.
Segundo uma nota da autarquia, os elementos do executivo municipal participaram na iniciativa, “que decorre da promessa realizada no século XVI e renovada em 1962 e 1973, de realizar uma missa em honra de São Sebastião, evocativa da catástrofe”.
“Este é um compromisso assumido pelos nossos antepassados, que cumprimos anualmente. Desta forma, assinalamos a memória das mais de sete mil vítimas da epidemia de peste que assolou a ilha Terceira”, explica a presidente do município, Vânia Ferreira, citada no comunicado.
Segundo um estudo do Instituto Histórico da Ilha Terceira, “em maio de 1599, foi identificado o primeiro caso de peste na Praia da Vitória, tendo como origem provável a entrada, em abril, de carga desembarcada em Angra do Heroísmo”.
“A epidemia prolongou-se até janeiro de 1600. Dada a situação de calamidade, as câmaras da ilha tomaram como padroeiro São Sebastião, prometendo celebrar missa anual em memória das vítimas”, lembra a autarquia.