O grupo parlamentar do Chega/Açores esteve hoje reunido com o presidente do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, para acompanhamento da execução do Orçamento de 2025, divulgou o partido.
Segundo um comunicado do Chega/Açores, tratou-se da primeira reunião de acompanhamento da execução do Orçamento para este ano, onde também marcou presença o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.
O encontro “demonstrou o entendimento que existe entre o Governo Regional e o Chega no que diz respeito ao acordo plurianual assumido para os Orçamentos Regionais”.
O partido adianta que “voltou a reforçar o papel fiscalizador que sempre assumiu, mostrando-se atento ao que foi aprovado em sede de Plano e Orçamento para 2025 e garantindo que irá acompanhar a execução das referidas verbas”.
“Foi uma reunião de diálogo, de sintonia, e onde houve total cooperação do Governo [Regional] para que o papel fiscalizador do Chega seja mais presente, para que a nossa Região consiga avançar”, referiu o líder parlamentar do Chega/Açores, José Pacheco, citado na nota de imprensa.
E acrescentou: “É esta a preocupação do Chega: melhorar a vida dos açorianos. E isso só se consegue quando – em estreita colaboração com o Governo Regional, conseguimos melhorar e implementar medidas concretas”.
José Pacheco referiu ainda que o encontro decorreu de forma profícua “com diálogo de ambas as partes, como deve ser e como deveria ter sido sempre desde o início”.
O partido também lembra que a reunião de trabalho hoje realizada surge no seguimento do compromisso assumido pelo presidente do executivo açoriano, o social-democrata José Manuel Bolieiro, “de se manter aberto um canal de diálogo entre o executivo e o terceiro maior partido da Região”.
O líder do Governo Regional açoriano assumiu que “estes encontros de trabalho serão mensais, para um acompanhamento mais real do andamento de todas as medidas aprovadas em sede de Orçamento para 2025”, indicou.
Os documentos do Plano e Orçamento dos Açores para 2025 foram aprovados no dia 28 de novembro de 2024 no parlamento regional, com votos a favor de PSD, CDS-PP, PPM e Chega e os votos contra de PS, BE, IL e PAN.
A proposta de Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.
O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.
O executivo açoriano saído das legislativas de 04 de fevereiro de 2024 governa a região sem maioria absoluta no parlamento açoriano e, por isso, necessita do apoio de alguns partidos com assento parlamentar para aprovar as suas propostas.
No sufrágio de fevereiro, PSD, CDS-PP e PPM elegeram 26 deputados, ficando a três da maioria absoluta. O PS é a segunda força no arquipélago, com 23 mandatos, seguido do Chega, com cinco. BE, IL e PAN elegeram um deputado regional cada, completando os 57 eleitos.