A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, representou hoje o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, na cerimónia comemorativa do 49.º aniversário da Universidade dos Açores, que decorreu na Aula Magna, em Ponta Delgada.

Na ocasião, Maria João Carreiro destacou o papel estratégico da Universidade no desenvolvimento regional, sublinhando o “legado” da instituição que, tal como a Autonomia, “se fortalece diariamente”. “É este legado que importa valorizar e aprofundar em áreas estratégicas, enquanto instituição aberta à cooperação com universidades, centros de investigação, ciência e inovação de outras geografias”, afirmou.

A governante reiterou o apoio da Região na “justa reivindicação” de um modelo de financiamento nacional que reconheça as especificidades de uma universidade insular, reforçando o seu potencial no ensino superior e na produção científica a nível europeu.

O Governo dos Açores aumentou em mais de 171% o financiamento regional para os custos da tripolaridade da Universidade, passando de 350 mil euros em 2020 para 950 mil euros em 2023. Além disso, está previsto o lançamento de novos programas para atração e retenção de investigadores e o reforço do apoio a centros de investigação, com um investimento total de 700 mil euros incluído no Plano para 2025.

No primeiro semestre deste ano, serão iniciados projetos de investigação científica no âmbito do programa “Açores 2030”, com um investimento superior a 6 milhões de euros, o maior de sempre para apoiar a inovação na Região, em parceria com a Fundação Gaspar Frutuoso e outros parceiros.

A Secretária Regional realçou também a execução de medidas de apoio à formação de professores, com 80 bolsas de mestrado já atribuídas e um investimento de 403 mil euros. O programa Qualifica.Superior, financiado pelo PRR, está igualmente a diversificar a oferta de pós-graduações e a aumentar o número de alunos da Universidade.

Concluindo, Maria João Carreiro afirmou que o apoio governamental deve basear-se na concretização e corresponsabilização, defendendo um papel central da Universidade dos Açores no processo autonómico e no progresso científico regional.

PUB