O Convento de Santo António, na Lagoa, concluirá o seu programa de Natal com uma série de atividades especiais, agendadas para o próximo domingo, dia 5 de janeiro. Desde o início de dezembro, a Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, tem promovido um conjunto diversificado de iniciativas culturais e educativas, além de ter ampliado os horários de visitação a presépios e exposições durante os fins de semana e feriados.

Desde o dia 1 de dezembro, o convento tem recebido visitantes no seu Núcleo Museológico do Presépio, com destaques para o Presépio Tradicional, concebido por Emanuel Maré, e o Presépio das Grutas. Também fazem parte do programa as mostras “Reinterpretando a arte bonecreira”, promovida pelo Tremor em parceria com o Museu de Lagoa – Açores, e “Interpretação de obras da história de arte”, com peças criadas pelo bonecreiro residente João Arruda. Além disso, está patente, no salão nobre, a exposição de pintura e fotografia «O silêncio não morre», de Paulo Damião e Wanderson Alves, que pode ser visitada até 24 de janeiro, com uma pausa programada entre os dias 6 e 15 do mesmo mês.

No dia 5 de janeiro, a partir das 16h00, os visitantes terão a oportunidade de explorar as exposições em cartaz e participar de oficinas de pintura de bonecos de presépio na oficina do bonecreiro, ao custo de 2 euros por peça. Também estarão disponíveis oficinas livres e gratuitas de expressão plástica para as famílias.

Mais tarde, às 20h00, será realizado um momento solene para a anunciação da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Municipal de Criação Literária. A obra “Ainda há vida lá fora?”, de Hélder Blayer, foi a grande vencedora, enquanto a obra “Pandora”, de Henrique Sousa Bulhões, recebeu uma menção honrosa. O prêmio contou com um júri composto por Anabela Cura, Pedro Almeida Maia e Telmo R. Nunes.

Encerrando o programa, às 20h15, o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz apresentará o concerto «Cantigas com Tochas ao Luar», uma rapsódia de música tradicional portuguesa. Durante o evento, o Grupo de Escuteiros 1290 de Santa Cruz servirá vinho quente, numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Santa Cruz. Este encerramento promete envolver a comunidade numa celebração única e memorável.

PUB