O Chega/Açores alertou hoje para “constrangimentos” nos serviços de segurança aeroportuária da aerogare civil das Lajes, na Terceira, que estão a causar “atrasos” aos passageiros, tendo solicitado esclarecimentos ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

Em comunicado, o partido explica que a situação foi reportada e confirmada pelo Chega naquela aerogare gerida pelo Governo Regional, que está equipada com dois aparelhos de raio x: “Mesmo nos picos de afluência de voos apenas um dos equipamentos está a ser utilizado.”

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, os parlamentares do Chega no arquipélago solicitam esclarecimentos sobre a utilização dos dois equipamentos de raio x e pretendem também saber quantos trabalhadores da aerogare e passageiros os utilizam diariamente.

Os eleitos perguntam se o Governo Regional tem conhecimento dos “constrangimentos dos passageiros”, que, acrescenta o partido, reclamam falta de rapidez no controlo de segurança.

Os deputados pedem também a cópia do contrato de prestação de serviços de segurança aeroportuária na aerogare civil das Lajes, localizada no concelho de Praia da Vitória.

“Ao longo dos tempos têm sido reportados ao Chega atrasos no controlo de segurança da Aerogare Civil das Lajes. É algo que temos de averiguar, porque a região tem um contrato de prestação de serviços com uma empresa que realiza esse trabalho e é preciso ver o que foi contratado para ver se está a ser cumprido”, sustenta o líder parlamentar do Chega nos Açores, José Pacheco, citado na nota.

PUB