A presidente da Câmara da Lagoa assume, a partir de janeiro, o lugar como deputada na bancada socialista no parlamento dos Açores, deixando as funções no município, que desempenhou nos últimos 10 anos, confirmou hoje Cristina Calisto à Lusa.
Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, em São Miguel, tinha suspendido o mandato de deputada na Assembleia Regional, para o qual foi eleita pelo PS nas legislativas regionais antecipadas de 04 de fevereiro.
Hoje, em declarações à agência Lusa, Cristina Calisto lembrou ter ficado definido desde o ano passado, quando se candidatou, que “não teria condições” para assumir o lugar de deputada “de imediato”, por ter “um conjunto de matérias entre mãos” para terminar referentes ao concelho da Lagoa.
“As eleições ocorreram antes do previsto e existiam assuntos importantes, que têm a ver com a dinâmica e com a projeção do concelho, e o sentido de responsabilidade e de compromisso com estas funções não poderia ser descurado em momento nenhum”, justificou.
Entre essas questões estavam a ampliação do TecnoParque, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a internalização da ‘Portas da Lagoa’ – Sociedade de Desenvolvimento e a captação de “investimento determinante para continuar um rumo de dinâmica social e económica” do concelho, assinalou.
A autarca destacou ainda a ida, em breve, da Google para o concelho, um contrato “já formalizado com vista ao estabelecimento de uma empresa âncora, internacional, que ocupará 15 mil metros quadrados da zona do TecnoParque”.
Agora, prosseguiu, “chegou o momento de cessar as funções como presidente da Câmara” que desempenhou durante dez anos, para assumir em janeiro as funções de deputada pelo PS na Assembleia Regional.
“A partir do próximo ano estarei na Assembleia Legislativa Regional para ocupar o meu lugar de deputada regional, defendendo também nessa função os interesses de todos os lagoenses”, salientou Cristina Calisto.
A ainda autarca, que é também vice-presidente do secretariado regional do PS/Açores, disse ainda que foi “uma grande honra” liderar o município nos últimos 10 anos.
“Foi um privilégio para mim ter tido a possibilidade de ter a confiança de tantos lagoenses, expressa também nas urnas com as votações que sempre obtive e de poder contribuir para o desenvolvimento do meu concelho”, reforçou, agradecendo o contributo de todos em três mandatos diferentes, que “resultaram em benefício direto para o concelho da Lagoa e para todos os lagoenses”.
O atual vice-presidente da autarquia, Frederico Sousa, engenheiro civil de formação, vai assumir a partir de 01 de janeiro a presidência da autarquia, segundo adiantou ainda Cristina Calisto.