Ho Ho Ho! Ah, Natal! Época doce, época de família, época de compras de primeira e de última çhora, época de estourar aquele dinheirinho que tanto te custou a ganhar!

É saldos, promoções, poupanças, descontos. São as blérk fridays e até as ofertas. Só que nós, os consumidores, já conhecemos as artimanhas!

Conhecemos, mas continuamos a cair nelas. É tradição.

Sim, senhores vendedores. Nós sabemos que aquela camisolinha custava 30 e levou uma etiqueta de 50, para depois vir para promoção a 40. Sim, senhores vendedores. Nós sabemos que aquela caixinha de chocolates costuma custar 5 todo o ano e rente ao Natal custa 7. Sim, senhores vendedores. Nós sabemos que os perfumes e after shaves ficam mais caros, apenas porque vêm numa embalagem lindinha. Mas olha, é Natal, ninguém leva a mal.

Senhores comerciantes: encontrem novas formas de nos enganar, pensem fora da caixa! Ponham os olhos nos larápios! Com todos os defeitos que possam ter, eles ao menos estão sempre a inventar novas formas de vos assaltar.

Mas pronto, também é preciso dinamizar a economia, para gerar empregos e aumentar ordenados, que depois podemos ir gastar nas compras, para dinamizar a economia, para gerar empregos e aumentar ordenados… é pá… agora, de repente, fiquei tonto.

O que eu gosto de ver gente em pancadaria pelo último TV LED de 85 polegadas, pelo último lugar de estacionamento, pelo último carrinho telecomandado ou pela última boneca da Cindy. Também isso é dar de si ao próximo.

Cautela amiguinh@s, que o diabo está nos detalhes! Tenhas tudo quanto mereces e não te esqueças de tirar a etiqueta do preço das tuas ofertas. Ou deixa-a, para que a pessoa saiba quanto a valorizas. E se alguém te oferecer uma garrafa de azeite neste Natal? Isso sim, é Amor. Casa com essa pessoa.

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