O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, baixou de V3 (confirmação de reativação do sistema) para V2 (possível reativação do sistema), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
“O Gabinete de Crise decidiu baixar o nível de alerta vulcânico no Vulcão de Santa Bárbara para V2”, lê-se num comunicado publicado hoje na página da internet do IVAR e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Desde 24 de junho de 2022 que a atividade sísmica no vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, se encontra “acima dos valores normais de referência”, tendo o evento mais energético ocorrido em 14 de janeiro de 2024, com magnitude de 4,5 na escala de Richter.
Em 24 de junho de 2024, o nível de alerta subiu de V2 para V3, devido à atividade sísmica “francamente acima dos níveis normais” e a “alguns sinais de deformação crustal” [nos corpos rochosos], que indiciavam “a ocorrência de uma intrusão magmática em profundidade”.
Numa nota publicada hoje, o IVAR revela que o Gabinete de Crise decidiu baixar o nível de alerta, tendo em conta a redução da atividade sísmica e da deformação crustal.
“O Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), com base nos dados obtidos pela rede de monitorização do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), informa que a crise sismovulcânica que se vem registando na ilha Terceira desde o dia 24 de junho de 2022 se mantém, tendo a atividade sísmica e a deformação crustal diminuído nos últimos dois meses para níveis próximos dos observados até março do corrente ano”, lê-se no comunicado.
O IVAR alerta, no entanto, que “a atividade sismovulcânica no perímetro do Vulcão de Santa Bárbara, fruto da instabilidade causada por uma intrusão magmática, mantém-se claramente acima dos níveis de referência, não sendo de excluir a possibilidade de voltar a aumentar, tal como já registado num passado recente”.
“O perigo relacionado com a ocorrência de sismos e de movimentos de vertente recomenda, pois, que se mantenham todas as medidas preventivas que têm sido divulgadas pelas autoridades de proteção civil”, refere.
O nível de alerta vulcânico na Crista Submarina da Serreta, também na ilha Terceira, que tinha sido colocado em V1 (estado de instabilidade), em 09 de setembro de 2024, baixou para V0 (estado de repouso) “atendendo a que a atividade sísmica nesta estrutura geológica regressou aos valores normais de referência”.
Já o nível de alerta do Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, nos setores Mistérios Negros-Campo de Golfe e Cinco Ribeiras, mantém-se em V1, porque “a atividade sísmica continua ligeiramente acima do normal em resposta às tensões geradas pela intrusão magmática no Vulcão de Santa Bárbara”.
A escala de alertas científicos para a caracterização do estado de atividade sismovulcânica na região dos Açores, disponível na página do IVAR e do CIVISA, vai de V0 a V6, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.