Os dados da avaliação internacional TIMMS – Trends in International Mathematics and Science Study referem que, no 8.º ano, nas disciplinas de Matemática e Ciências, os alunos açorianos “ultrapassaram em 2023 as pontuações médias nacionais”, foi hoje divulgado.
“Na Matemática do 8.º ano, a região obteve uma pontuação média de 476 pontos, que comparam com os 475 do todo nacional, enquanto a Ciências os Açores registaram 510 pontos, mais quatro que o contexto global do país”, segundo um comunicado do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
No contexto internacional, os Açores situam-se acima da média internacional a Matemática do 4.º ano, com mais 11 pontos, e a Ciências, com mais 10 pontos.
O TIMSS é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º ano de escolaridade em Matemática e Ciências, desenvolvida pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma associação internacional independente, constituída por instituições de investigação educacional e por agências governamentais de investigação dedicadas à melhoria dos sistemas educativos.