O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, afirmou hoje, no encerramento do II Fórum das Migrações, que a Região Autónoma dos Açores está a intensificar os esforços para atender às necessidades de quem escolhe o arquipélago como destino para viver e trabalhar.
Durante a sessão, realizada na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, o governante anunciou o aumento do número de cursos de português direcionados a emigrantes, além da introdução de conteúdos relacionados com a diáspora nos currículos escolares da Região.
Paralelamente, será criado um gabinete de estudos pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, com o objetivo de mapear detalhadamente as comunidades açorianas e açordescendentes no exterior. “Queremos conhecer cada vez melhor as nossas comunidades”, sublinhou Paulo Estêvão.
O governante também destacou que haverá um aumento dos apoios às associações de emigrantes e que o Governo Regional está comprometido em abrir formações jornalísticas aos profissionais que atuam na diáspora. “Somos um Governo proativo. Queremos fazer coisas no concreto”, assegurou.
O II Fórum das Migrações, que decorreu na quinta-feira e hoje, reuniu académicos, especialistas e representantes de associações regionais que trabalham na integração de migrantes. O evento também proporcionou a partilha de experiências e testemunhos de imigrantes, emigrantes regressados e açordescendentes integrados em todas as ilhas do arquipélago.
A primeira edição do Fórum foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, nas ilhas do Faial e do Pico.