A Câmara Municipal de Ponta Delgada divulgou as cinco propostas vencedoras da 8.ª edição do Orçamento Participativo (OP), uma iniciativa que promove a cidadania ativa, permitindo aos cidadãos decidir projetos de interesse comunitário. Os projetos serão executados em 2025, com um investimento máximo de 50 mil euros por proposta.
As iniciativas vencedoras são:
- Proteger para Integrar – Ampliar e requalificar o Quiosque/Oficina no Largo Mártires da Pátria, São José (376 votos);
- Reabilitação do Largo da Fonte, Fajã de Cima (280 votos);
- Parque Infantil na Escola de Santa Bárbara, Santa Bárbara (263 votos);
- Remodelação parcial da Escola Centenária de Santa Rita, Fajã de Baixo (252 votos);
- Requalificação do Jardim Central do Bairro Calço da Furna, Fajã de Baixo (223 votos).
O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, destacou a ambição de melhorar e ampliar o OP, sublinhando tratar-se de um “ato de cidadania democrática” e parabenizando todos os participantes. Cristina do Canto Tavares, vereadora da Câmara, relembrou que Ponta Delgada foi pioneira nos Açores ao implementar um Orçamento Participativo deliberativo, elogiando a resiliência e o envolvimento dos cidadãos, sobretudo dos jovens.
Entre 4 e 30 de novembro, o OP 2024/25 contou com 1251 participantes e 2502 votos. Desde o seu início, há 10 anos, já foram executados 24 projetos em 18 freguesias, sendo atualmente executados cinco projetos do OP 2023. Ao todo, o OP de Ponta Delgada abrange 29 iniciativas, com um investimento global de 1,75 milhões de euros.
Os vencedores da presente edição receberam um troféu e diploma de participação durante a sessão de anúncio.