Foto: DR | Texto: PM

Dois homens, de 32 e 42 anos, foram detidos na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, pela alegada prática do crime de tráfico de droga, informou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo o Comando Regional da PSP dos Açores, os suspeitos foram detidos “em flagrante delito”, através da esquadra da Ribeira Grande da Divisão Policial de Ponta Delgada, pela presumível prática, em coautoria, do crime de tráfico de estupefacientes.

A operação policial que culminou com a detenção dos dois homens foi realizada “com base nos vários elementos de prova recolhidos ao longo dos últimos meses” pela PSP, que apontavam “para a existência de uma atividade de tráfico de estupefacientes no centro da freguesia da Ribeirinha, na Ribeira Grande”.

Na operação policial “foram apreendidas diversas doses de heroína, droga sintética e liamba, quantias monetárias suspeitas e vários utensílios relacionados com a atividade de traficância dos arguidos, o que garantiu a detenção de ambos em flagrante delito”, adiantou a PSP.

Para o Comando Regional da PSP dos Açores, a operação “foi fulcral para restabelecer a tranquilidade pública e o sentimento de segurança num local que tem sido conotado com a ocorrência de delitos criminais e, muito particularmente, com o consumo e tráfico das habitualmente designadas drogas sintéticas”.

Os dois detidos foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, que aplicou diferentes medidas de coação.

Um dos suspeitos, considerado pela PSP como sendo o “principal mentor da rede de tráfico de estupefacientes em investigação”, ficou sujeito à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, enquanto o outro aguarda o desenrolar do processo sujeito a apresentações obrigatórias perante as autoridades policiais da área de residência.

PUB