A obra de proteção costeira e ordenamento da baía do porto de São Roque do Pico, orçada em 35 milhões de euros, representa a concretização de um “velho sonho”, destacaram hoje o Governo Regional e Câmara Municipal.

De acordo com o líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), o lançamento do concurso para aquela intervenção “confirma que é possível” realizar um “velho sonho de gerações de há 30 anos” e que parecia um “sonho inconcretizável”.

“Uma obra que custará cerca de 35 milhões de euros e que assegurará uma diferença muito significativa da vila de São Roque”, reforçou José Manuel Bolieiro, que falava aos jornalistas após uma reunião com a Câmara de São Roque do Pico.

 O concurso público para construção da proteção costeira e ordenamento da baía do porto de São Roque do Pico, na ilha do Pico, no valor base de 35 milhões de euros, foi publicado em Diário da República a 21 de novembro.

Segundo o caderno de encargos do projeto, consultado pela agência Lusa, a empreitada de construção da proteção costeira e ordenamento da baía do porto de São Roque do Pico surge no âmbito da decisão do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) em “executar um conjunto de obras com vista a melhorar as condições de segurança ao longo do troço costeiro abrangido pela baía do porto de São Roque do Pico, bem como dotar este porto de um novo setor de recreio náutico”.

Bolieiro destacou que aquela obra vai “valorizar muito” o concelho e “potenciar” a capacidade da náutica e de recreio e o porto comercial da ilha.

“Vai potenciar que haja uma redistribuição entre porto de pescas, a parte de apoio às pescas, a parte da náutica de recreio, a parte comercial e a dedicada à circulação de passageiros. Todo esse reordenamento potencia a capacidade instalada do porto para uma utilização mais ordenada”, realçou.

O presidente do Governo Regional também revelou o “compromisso” de intervir no centro de saúde de São Roque do Pico, que carece de uma reestruturação devido ao “estado de degradação”.

Bolieiro prometeu uma “grande obra de requalificação” daquele centro de saúde, num investimento de mais de três milhões de euros, que foi incluído na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência.

Por sua vez, o autarca de São Roque, Luís Filipe Silva (PSD), congratulou-se com o lançamento da obra de proteção costeira que, de acordo com o caderno de encargos, vai contemplar a “construção de um troço da proteção costeira com cerca de 350 metros de comprimento”.

“Foi um compromisso assumido, foi um compromisso cumprido. A obra está a concurso público. É um sinal de alegria para o município, para o triângulo [ilhas do Pico, Faial e São Jorge] e para os Açores porque os compromissos são para cumprir. É um sonho de muitos anos”, vincou o presidente da câmara.

Luís Filipe Silva também elogiou o “compromisso” do Governo Regional em requalificar o centro de saúde de São Roque do Pico atendendo a uma “reivindicação” do município.

“Estas são boas notícias. É preciso dar boas notícias, puxar para cima e ver o copo meio cheio e não apenas meio vazio”, afirmou.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita estatutária à ilha do Pico.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

 

PUB