O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia continuará a ser “uma parceira ativa” na resposta às necessidades dos agricultores e lavradores do concelho. A garantia foi dada à margem do X Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, promovido pela Associação Agrícola de São Miguel, no Parque de Exposições de Santana.
O autarca sublinhou que o setor agropecuário merece “todo o respeito e admiração” do executivo camarário. “Estamos conscientes de que, tanto a lavoura como a agricultura, são as principais formas de criação e distribuição de riqueza nas freguesias de Ponta Delgada”, declarou.
Investimentos e medidas concretas
Pedro Nascimento Cabral destacou as ações já implementadas e futuras, como o reforço de laços institucionais com cooperativas agrícolas e a manutenção, no próximo ano, do valor da tarifa da água aplicado às explorações agrícolas desde 2017. Além disso, a Câmara está a investir no aumento da capacidade de abastecimento de água, incluindo a instalação de sistemas que permitirão o fornecimento direto às explorações, reduzindo custos para os proprietários.
Outro destaque foi a criação de um regime de benefícios fiscais para empresários agrícolas, que proporciona isenções e alívios fiscais, permitindo que os investimentos sejam redirecionados para a modernização das explorações e o aumento da rentabilidade.
Inovação e proximidade com o setor
O autarca elogiou a capacidade de adaptação das indústrias do setor, que têm apostado em inovação, modernização de processos, diversificação de produtos e certificações de qualidade e sustentabilidade. “A visão expansionista dos operadores económicos agrícolas e a conquista de novos mercados para exportação são motivos de orgulho”, afirmou.
Para reforçar a ligação entre os serviços municipais e os agricultores, a Câmara Municipal inaugurou postos de atendimento avançado nas Cooperativas Agrícolas do Bom Pastor e Agrocapelense. “Creio que isto revela a importância que esta autarquia atribui à agricultura, enquanto setor base da economia de Ponta Delgada e dos Açores”, concluiu Pedro Nascimento Cabral.
Concurso de vacas leiteiras encerra no domingo
O X Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, que conta com 155 animais de 44 produtores micaelenses, terminará no próximo domingo, com a entrega de prémios às 14h30.