O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, marcou hoje presença no IX Encontro de Escola de Violas, realizado no Centro Natália Correia, na freguesia da Fajã de Baixo, onde destacou o “esmerado trabalho” da Associação de Juventude da Viola da Terra na preservação do cancioneiro açoriano e da ancestral Viola da Terra.

A parceria entre a autarquia e a Associação de Juventude da Viola da Terra, segundo o autarca, “é para manter”, tendo realçado a “qualidade musical” demonstrada pelos participantes do evento.

“É com grande orgulho que vejo os mais jovens a interpretarem a nossa música tradicional, honrando a nossa identidade cultural. A Viola da Terra é um tesouro cultural e ver estas gerações a preservarem e inovarem nesta arte é um motivo de esperança. Que continuem a tocar e a passar esta tradição às futuras gerações”, afirmou Pedro Nascimento Cabral à saída do evento.

O encontro reuniu cerca de três dezenas de tocadores, com apresentações das turmas da Escola de Violas da Fajã de Baixo, anfitriã do evento, do Conjunto de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada, do Conjunto de Viola da Terra da Escola de Violas da Fajã de Baixo e da Escola de Violas da Ribeira Quente.

Cada escola apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro período ou semestre letivo, num evento que sublinhou o papel vital da música tradicional na preservação da cultura açoriana.

 

PUB