O Presidente do PS/Açores, Francisco César, revelou este sábado que os investimentos para a ampliação da capacidade do terminal do aeroporto João Paulo II irão ocorrer entre 2026 e 2028. Segundo o dirigente, estas obras permitirão aumentar “a área total do terminal em 30%, a área de check-in em 70%, bem como a área das portas de embarque e a área comercial em 50%”, além de “distribuir o fluxo de passageiros por dois pisos”.
A informação foi obtida em resposta a um requerimento apresentado pelos deputados do PS/Açores na Assembleia da República, avançada pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.
No curto prazo, as obras já em curso, iniciadas em 2023, continuarão até 2025. Francisco César destacou que estas intervenções visam “melhorar a qualidade do serviço prestado aos passageiros”, com investimentos que incluem “o átrio público do aeroporto, a relocalização da sala VIP e o aumento da área de controlo de fronteiras, acomodando também a colocação de equipamentos necessários à entrada em vigor do Entry Exit System”.
O dirigente sublinhou que “este será um investimento integralmente suportado pela concessionária ANA, S.A.”, conforme anunciado em agosto de 2023 por José Luís Arnaut, Presidente do Conselho de Administração da ANA/Vinci. Essas intervenções reforçam a capacidade e qualidade do principal aeroporto da ilha de São Miguel.