A Sociedade Musical Harmónica Furnense celebrou os seus 160 anos com um memorável concerto na Igreja de Nossa Senhora da Alegria, nas Furnas.
O evento, intitulado “Entre Vapores e Melodias”, encheu o templo de paroquianos e representantes de diversas entidades locais e concelhias, assinalando mais um marco na longa história desta filarmónica.
Sob a direção da jovem Maestrina Jéssica Medeiros, o repertório apresentou nove temas, incluindo obras de compositores naturais da freguesia, como o Maestro Benjamim Rodrigues, e peças de compositores internacionais reconhecidos.
Jéssica Medeiros destacou que o objetivo foi “explorar novas cores sonoras, novos instrumentos, outras dificuldades, mostrando, de certa forma, a evolução musical da filarmónica, conservando, ao mesmo tempo, a nossa tradição”.
O evento, apresentado pelo Maestro José Medeiros, incluiu ainda momentos de distinção. Foram reconhecidos jovens músicos, a própria Maestrina, e prestadas homenagens ao veterano Luís Rodrigues, que há 40 anos integra a banda, com uma marcha composta em sua honra por Fábio Medeiros. Hugo Canaveira também foi destacado pelo seu contributo à filarmónica.
Nos discursos, Pedro Melo, Presidente da Câmara, felicitou a Harmónica Furnense, desejando-lhe um futuro promissor. Ao final, Jéssica Medeiros refletiu sobre o sucesso da celebração: “Superou as expectativas. Foi extremamente gratificante, depois de todo o trabalho precedente. Há sempre coisas a melhorar, mas estou muito motivada para voltar a trabalhar com os músicos e para continuarmos a aprender e a evoluir”.
Este concerto reafirma a relevância da Harmónica Furnense como pilar cultural da freguesia e como símbolo de resiliência e tradição musical.