No próximo dia 29 de novembro, o coletivo Palestina Livre Ilha Terceira assinalará o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano com uma ação de divulgação do movimento BDS – Boicote, Desinvestimento e Sanções, nas ruas de Angra do Heroísmo. A iniciativa culminará na Praça Velha, onde, às 19:00, serão apresentadas ações concretas que os cidadãos podem adotar e exemplos de iniciativas em curso e casos bem-sucedidos.

O movimento BDS, liderado por palestinianos, é uma campanha internacional que luta por liberdade, justiça e igualdade, agindo em áreas como a academia, cultura, economia, desporto, desinvestimento e solidariedade sindical e estudantil. Inspirado em movimentos históricos como o boicote ao Apartheid na África do Sul, o BDS promove formas de resistência pacífica contra injustiças sociais e políticas.

O contexto atual agrava a urgência dessas ações. Desde 7 de outubro, as operações militares israelitas em Gaza, com apoio dos EUA e de vários países europeus, resultaram em mais de 43.000 mortes, incluindo 17.000 crianças, além de milhares de feridos e deslocados numa população de 2,3 milhões de habitantes. A destruição da infraestrutura civil tornou inviável o retorno à normalidade, e planos de ocupação de Gaza preocupam a comunidade internacional.

Esta será a 15.ª iniciativa do Palestina Livre Ilha Terceira, que desde o início da crise intensificou esforços pela solidariedade e paz, organizando vigílias, manifestações, conferências e eventos culturais, como sessões de leitura de poesia palestiniana e projeções de documentários no âmbito do Palestine Cinema Days Around the World.

A ação de dia 29 reforça o apelo à libertação do povo palestiniano e à sensibilização da sociedade para as formas de apoio e resistência pacífica, com foco na construção de uma realidade de justiça e dignidade.

PUB