A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, garantiu que o processo de redefinição do transporte coletivo de passageiros nos Açores está comprometido com o cumprimento do serviço público, considerando-o inegociável.
Durante a Convenção da ARP – Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros, em Ponta Delgada, a governante destacou a necessidade de adaptação do setor à realidade atual, tendo em conta o crescimento do turismo e as novas exigências de mobilidade. “A redefinição em curso no setor do transporte público coletivo de passageiros e a sua adaptação à atualidade é igualmente desafiante, porque além da complexidade do sistema, temos de considerar as novas necessidades decorrentes do crescimento do turismo, não só para a mobilidade dos turistas, mas também dos residentes”, afirmou.
Berta Cabral abordou ainda os desafios como a falta de motoristas qualificados, a introdução de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e bilhética digital, e o esforço para descarbonizar as frotas. Além disso, anunciou a conclusão de seis dos oito novos concursos públicos para a prestação do serviço, estando por lançar os de São Miguel e Terceira.
“A redefinição do setor exige alterações do ‘status quo’ e capacidade de inovação, mas estamos determinados a garantir um serviço que responda às necessidades de mobilidade de todos, enquanto promovemos sustentabilidade e qualidade no transporte”, concluiu.