A Câmara Municipal da Ribeira Grande divulgou, nesta quinta-feira, 7 de novembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, totalizando 33,2 milhões de euros — um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior, impulsionado pelas transferências do Orçamento de Estado, que aumentaram cerca de 2,1 milhões de euros.
Este é o último orçamento apresentado pelo atual executivo e mantém a aposta na estratégia de desenvolvimento e progresso do concelho, com um foco em investimento público e sustentabilidade financeira, sem comprometer o apoio social.
Com uma forte componente social, 55% das despesas são destinadas às despesas correntes, incluindo a devolução de 70% da participação variável no IRS aos contribuintes, destacando-se como a única autarquia de São Miguel a aplicar essa medida.
O investimento público, de 10,9 milhões de euros, contempla obras prioritárias como a Frente Mar da Cidade, a conclusão da 2.ª fase do Campo de Jogos de Rabo de Peixe, obras de saneamento e a requalificação do caminho da Tondela para melhorar a ligação da variante ao centro da cidade.
No âmbito da proteção civil, está prevista a aquisição de equipamentos através do programa Açores 2030, estimada em 120 mil euros. A nível ambiental, a autarquia investirá 360 mil euros para a instalação de contentores subterrâneos para a separação de resíduos.
O orçamento reforça ainda o apoio ao desporto, cultura e lazer e prevê transferências de 1,6 milhões de euros para as juntas de freguesia, representando um aumento de 40% face a 2024.
Após aprovação em reunião de Câmara, com dois votos contra dos vereadores do PS, o documento segue para apreciação na Assembleia Municipal no final de novembro.