Nos dias 4 e 5 de novembro, a capital jordaniana, Amã, acolheu a Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (ARLEM), reunindo líderes locais e regionais de países da União Europeia e das margens do Mediterrâneo para debater a cooperação regional em torno de temas críticos, como o diálogo cultural, a escassez de água e a transição energética.

Co-presidida por Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, e por Ahmad Al Khazali, Presidente da Câmara de Grande Ramtha, a reunião começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas dos conflitos no Mediterrâneo e das inundações em Espanha. Cordeiro destacou o propósito do encontro: “Reunimo-nos aqui hoje porque acreditamos na cooperação, no diálogo e na parceria. Reafirmamos aqui na Jordânia a importância de abordagens partilhadas para desafios comuns. Os órgãos de poder local e regional têm sido, ao longo da história, promotores do diálogo, da cooperação e da paz. Passou um ano desde a nossa última reunião plenária da ARLEM e, infelizmente, a situação na região só tem piorado. Nós, os órgãos de poder local e regional da União Europeia e da região do Mediterrâneo, devemos ser agentes do diálogo e da cooperação, mesmo nos momentos mais difíceis.”

Ahmad Al Khazali, co-Presidente da ARLEM e representante do grupo de parceiros mediterrânicos, abordou a posição da Jordânia face às crises regionais: “A Jordânia é profundamente afetada pelas guerras em curso que envolvem os seus vizinhos e pelas terríveis crises humanitárias e de refugiados que nos rodeiam: Israel, Palestina, Líbano mas também a Síria. Enquanto a guerra no Médio Oriente prossegue devastadora, esta reunião na Jordânia simboliza o nosso empenho inabalável no diálogo, na cooperação e na paz. A Jordânia detém a Presidência da ARLEM e da União para o Mediterrâneo, o que sublinha ainda mais o papel da Jordânia na promoção da unidade e da cooperação.”

O encontro contou com a participação de Nasser Kamel, Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo (UfM), que reforçou a importância da cooperação: “A cooperação territorial é a via para enfrentar os desafios atuais e construir uma perspetiva sustentável a longo prazo para a região.” Kamel e Sua Alteza Real, a Princesa Rym Ali, Presidente da Fundação Anna Lindh, discutiram também iniciativas para o intercâmbio cultural, como o programa das Capitais Mediterrânicas da Cultura e do Diálogo, em que Tirana e Alexandria serão as primeiras cidades a integrar a nova cooperação cultural.

A ARLEM reafirmou ainda o seu apoio ao empreendedorismo jovem, ao entregar o Prémio ARLEM de Empreendedorismo Local Jovem à marroquina Aïda Kandil e à Câmara de Artesanato de Casablanca, por uma plataforma online que conecta artesãos rurais ao mercado.

Os membros da ARLEM aprovaram, ainda, relatórios com recomendações sobre resiliência hídrica e transição energética sustentável para o Mediterrâneo, visando contribuir para o Novo Pacto para o Mediterrâneo, anunciado por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

PUB