O Conselho de Ilha de São Miguel deu parecer favorável à anteproposta de Plano e Orçamento para 2025 do Governo dos Açores, por maioria, embora com “algumas reservas” face às carências na maior ilha açoriana, foi hoje revelado.

“O Plano Regional para 2025 foi aprovado por maioria pelos 35 conselheiros com direito de voto, com 24 votos a favor, nove contra e duas abstenções, sendo que, e apesar disso, foi manifestado pela maioria dos conselheiros algumas reservas face às carências existentes em São Miguel”, lê-se numa nota de imprensa.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo onde têm assento as autarquias, deputados e forças da sociedade, entre outras entidades.

Para o Conselho de Ilha de São Miguel, que reuniu na terça-feira, “mais do que as dotações dos planos, o essencial são as suas execuções”, defendendo os conselheiros que devem ser encontrados “vários desígnios” para a ilha de São Miguel, que assumem particular importância no seu desenvolvimento.

O Conselho de Ilha de São Miguel subsiste na necessidade de melhorar infraestruturas, desde caminhos agrícolas, passando por estradas, assinalando, em concreto, a via de acesso à Povoação, no porto e aeroporto de Ponta Delgada, escolas, o estabelecimento prisional de Ponta Delgada, centros de saúde e o Hospital do Divino Espírito Santo, afetado por um incêndio em maio.

Os conselheiros apontam ainda que a saúde, habitação, educação e o reforço da qualificação profissional “estão no centro das preocupações” da ilha de São Miguel, destacando ainda os problemas relacionados com a pobreza, toxicodependência, segurança e a falta de mão-de-obra.

O Conselho de Ilha adianta que vai criar grupos de trabalho para apresentar propostas concretas para São Miguel sobre economia, saúde e educação, solidariedade e segurança, esperando que o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), o social-democrata José Manuel Bolieiro, “tenha disponibilidade para reunir” como já solicitaram “em julho”.

As propostas de Plano e Orçamento dos Açores vão ser discutidas e votadas no final do mês na Assembleia Regional.

 

PUB