O deputado único do BE/Açores, António Lima, considerou “urgente” concretizar-se o projeto para a nova escola da Povoação, concelho na ilha de São Miguel, condenando a “indefinição” sobre o seu futuro.

Na sequência de uma reunião com o conselho executivo da Escola Básica e Secundária da Povoação, o deputado considerou que o Plano e Orçamento de 2025 do Governo Regional “está cheio de promessas para enganar as pessoas”.

Citado em nota de imprensa, António Lima recordou que o primeiro ato público de José Manuel Bolieiro enquanto presidente do PSD/Açores, em março de 2020, foi uma visita à escola da Povoação, em que afirmou que era urgente a construção de uma nova escola.

O parlamentar refere que, depois de quatro anos como presidente do Governo Regional, “a escola é a mesma, mas está mais velha, mais degradada e com condições cada vez piores”.

Para o deputado da oposição, a Escola da Povoação “é um exemplo daquilo que este Governo Regional tem feito”, ou seja, “aponta os problemas, anuncia possíveis soluções, mas depois muitas delas não saem do papel”.

“O Orçamento da região para 2025 está cheio de exemplos destes”, afirmou António Lima, referindo a existência de “muitos projetos com verbas muito reduzidas que estão no Orçamento há vários anos, mas nunca são concretizados”.

Na reunião com o conselho executivo da escola, o deputado inteirou-se do facto de, na escola das Furnas, também no concelho da Povoação, “há mais de um ano que os alunos usam o pavilhão desportivo sem casa de banho e balneários, devido ao desabamento de uma parte do teto”.

Segundo o deputado, o Governo Regional “queixa-se da falta de manutenção e da degradação dos equipamentos que herdou dos governos do PS”, mas “está a fazer igual, ou pior”.

PUB