O Presidente do Município de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, marcou presença na cerimónia que celebrou os 50 anos de atividade profissional de Carlos Sá, proprietário da loja Londrina desde o final da década de 90. Durante o evento, o autarca destacou o empresário como um “exemplo” e uma “História viva” do comércio tradicional local.
Pedro Nascimento Cabral enalteceu o espírito empreendedor e resiliente de Carlos Sá, que soube reinventar-se ao longo dos anos, enfrentando crises, como a financeira do início da última década e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, além do aumento do custo de vida devido à invasão da Rússia à Ucrânia e aos conflitos no Médio Oriente. “O Carlos Sá – ou Carlos da Londrina como o conhecemos – sempre deu provas de ser uma pessoa séria, responsável e profundamente trabalhadora. Nunca encontrei esta porta fechada, mesmo nas conjunturas económicas mais difíceis”, afirmou o Presidente.
Carlos Sá é reconhecido como um dos principais rostos do comércio local, contribuindo significativamente para a preservação da identidade cultural e histórica da baixa citadina. “A forma como tem contribuído para o prestígio do nosso comércio tradicional faz dele uma inequívoca referência na promoção do que Ponta Delgada tem de melhor para oferecer”, acrescentou Nascimento Cabral.
O autarca elogiou ainda a “forma inovadora e arrojada” com que Carlos Sá tem desenvolvido parcerias com artistas e iniciativas culturais, ajudando a dinamizar o comércio local e a promover o trabalho de criadores. Além disso, destacou o seu lado benemérito, com várias iniciativas de responsabilidade social, incluindo eventos comunitários e apoio a causas locais, focando na inclusão de pessoas portadoras de deficiência ou em risco de exclusão social.
“É um orgulho enorme termos no coração desta cidade um homem como o Carlos Sá, porque é deste basalto negro que lhe corre nas veias que firmamos uma honrosa maneira de ser e de estar no presente, prestigiamos os que nos antecederam e oferecemos inspiração aos que um dia assumirão responsabilidades”, declarou o Presidente.
Ao final da cerimónia, Pedro Nascimento Cabral entregou uma placa comemorativa a Carlos Sá, dando continuidade à homenagem que lhe foi feita a 2 de abril deste ano, no Dia da Cidade, onde recebeu o Diploma de Reconhecimento Municipal. O evento contou ainda com as intervenções do Padre Fernando Teixeira, Presidente da Casa do Gaiato de São Miguel, do Diretor-Adjunto do Correio dos Açores, Santos Narciso, e de Carlos Corvelo César, autor do livro “50 Anos de Dedicação à Londrina”, que documenta a trajetória de Carlos Sá na emblemática loja do centro histórico de Ponta Delgada. As receitas do livro reverterão a favor da Casa do Gaiato de São Miguel.
A celebração foi animada por uma atuação do Grupo de Folclore de São Miguel, realizada no reconfigurado Largo Vasco Bensaúde.