O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, anunciou ontem, na Feira do Livro “Outono Vivo”, o lançamento do Prémio Literário Vitorino Nemésio, uma nova iniciativa com o objetivo de “perpetuar o nome e a obra de Nemésio”, incentivando a criação literária nos Açores, no país e nas comunidades lusófonas.

Durante a sua intervenção, Luís Garcia sublinhou o compromisso da ALRAA com a edição e publicação da obra vencedora, garantindo assim uma plataforma para a divulgação de novas vozes literárias e promovendo o enriquecimento da literatura açoriana. Destacou ainda a importância do prémio e da feira “Outono Vivo” para a valorização da língua portuguesa, afirmando que “a leitura e a escrita têm o poder de formar cidadãos mais conscientes e participativos”, contribuindo para a preservação da cultura açoriana.

Luís Garcia convidou todos os escritores a concorrerem ao prémio, uma iniciativa “aberta a todos os que, com a sua escrita, queiram contribuir para a valorização da nossa língua e cultura”, reiterando que o Prémio Literário Vitorino Nemésio pretende manter viva a tradição de excelência literária, inspirando novas gerações.

No encerramento do evento, o Presidente apresentou Eduardo Ferraz de Rosa, investigador, ensaísta e escritor, como Presidente do Júri da primeira edição do prémio, e a escritora Manuela Bulcão, que assumirá o papel de curadora.

 

PUB