Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa

O grupo parlamentar do PS/Açores questionou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre o projeto de proteção da orla costeira e reabilitação urbanística da praia Formosa, na ilha de Santa Maria, após uma derrocada ocorrida no domingo.

Segundo um comunicado do partido, a derrocada “destruiu parte do estacionamento da zona” e coloca em risco o acesso à praia.

No requerimento enviado ao executivo açoriano através do parlamento regional, os deputados socialistas Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa referem que, “apesar de sucessivas previsões orçamentais nos planos regionais anuais desde 2022 para intervenções de proteção da orla costeira de Santa Maria, o projeto de reabilitação da praia Formosa continua por executar”.

Os parlamentares apontam “a urgência de uma intervenção integrada e eficaz” na frente marítima da praia Formosa, alegando que a erosão costeira e os impactos dos fenómenos meteorológicos têm sido “uma constante ameaça à segurança e à preservação” daquela área “de grande valor natural e turístico”.

Os dois deputados regionais do PS eleitos pela ilha de Santa Maria salientam ainda a importância de existirem “ações concretas para proteger a costa de Santa Maria” e evitar que aconteçam novas derrocadas que “comprometam ainda mais o acesso e segurança” a uma zona “tão apreciada por residentes e visitantes”.

No requerimento enviado ao parlamento açoriano, o PS/Açores solicita ao Governo Regional a entrega do projeto de proteção da orla costeira da ilha de Santa Maria, a especificação das intervenções previstas para o ano de 2024 e a apresentação de medidas urgentes “para mitigar os danos causados pela derrocada”.

PUB