O Governo dos Açores revelou hoje que pretende concluir a requalificação do porto de Santa Maria no primeiro semestre de 2025 e justificou a redução do investimento com os critérios das obras executadas “ao abrigo do furacão Lorenzo”.
Em resposta a um requerimento do Chega, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que a “conclusão da empreitada está prevista para o primeiro semestre de 2025” e confirma que o investimento passou de 26 para 21 milhões de euros.
“O projeto de requalificação e reabilitação do porto comercial de Santa Maria previa, inicialmente, um investimento de 26 milhões de euros. No entanto, atendendo a que as obras executadas ao abrigo [dos apoios relativos aos prejuízos causados pelo] furacão Lorenzo se destinam apenas à reposição de condições e não a novos investimentos, foi necessário proceder à atualização do valor”, lê-se no documento consultado pela agência Lusa.
O Governo Regional garante que a requalificação vai permitir aumentar a “resiliência da estrutura portuária”, o que poderá evitar “eventuais disrupções no abastecimento à ilha”.
O executivo dos Açores, ressalva, contudo, que não existem constrangimentos no abastecimento regular a Santa Maria.
“Importa, ainda, referir que não existe nenhum constrangimento no porto que impeça a regularidade no abastecimento à ilha, a qual é garantida pela iniciativa privada (navios de cabotagem insular e do tráfego local), sendo que a frequência das ligações está dependente da dinâmica da procura e da atividade económica da ilha”, acrescenta.
O governo açoriano reforça ainda que não é “viável” aumentar o cais acostável daquele porto.
“É de salientar que os navios que escalam o porto comercial de Santa Maria, tendo por base os dados históricos da procura, desenvolvem a sua operação sem ser necessário mais cais acostável”, responde o executivo.
Em 18 de setembro, o grupo parlamentar do Chega/Açores questionou o Governo Regional sobre a redução do montante das obras no porto comercial de Santa Maria de 26 para 21 milhões de euros, bem como da dimensão do cais acostável.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, os deputados questionaram por que razão foi reduzido o investimento na obra de requalificação e reabilitação do porto comercial de Santa Maria.
Na noite de 01 para 02 de outubro de 2019, os Açores foram fustigados pelo furacão Lorenzo, tendo sido registados prejuízos de cerca de 330 milhões de euros no arquipélago e decretada a situação de calamidade.