A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP), nos Açores, formaram uma parceria para valorizar o tecido empresarial, especialmente no turismo, foi hoje anunciado.

De acordo com as duas associações empresariais, a assinatura do protocolo, agora celebrado, representa “um passo significativo” para uma cooperação mais estreita entre as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) e para “o robustecimento” das suas posições e interesses no contexto regional.

“Com a união da CCAH e da ACIP, os seus corpos sociais consideram que estão a criar condições para concretizar objetivos que, isoladamente, seria mais difícil. Esta colaboração abre, deste modo, novas oportunidades para intercâmbio de conhecimentos, recursos e experiências, capacitando ambas entidades para enfrentar desafios comuns”, lê-se num comunicado de imprensa.

As associações explicam que “um dos principais focos” tem a ver com o desenvolvimento de experiências turísticas de forma integrada e complementar entre as diversas ilhas.

A CCAH e a ACIP justificam que um dos desafios comuns diz respeito ao setor do turismo, que ocupa um papel central na economia açoriana.

Em consonância com este objetivo, as duas instituições reconhecem a necessidade de promover o destino Açores na sua globalidade, sem, no entanto, descartar a promoção das singularidades e os produtos turísticos de cada município e ilha.

Essa abordagem, afirmam, visa “valorizar as características únicas de cada local e garantir a qualificação adequada dos recursos humanos envolvidos no setor turístico”.

Entre as ações previstas a este nível, destacam-se o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para a promoção do destino, a realização de webinários de capacitação para profissionais do turismo ou a produção de material promocional adequado à participação em feiras e eventos.

Por outro lado, a CCAH e a ACIP comprometem-se a colaborar em múltiplas frentes, incluindo o apoio ao projeto PROMOTUR, candidatado pela CCAH ao Programa Operacional Açores 2030, e que abrangerá uma série de iniciativas promocionais destinadas a valorizar a ilha do Pico e os Açores em geral.

Além disso, será estabelecido um sistema de troca de benefícios especiais entre os associados de ambas as instituições, nomeadamente ao nível da formação.

Segundo a Câmara do Comércio de Angra, os associados da ACIP terão a oportunidade de aceder e beneficiar do Plano de Formações da CCAH, que em breve contará com uma plataforma tecnológica destinada a oferecer cursos de formação a distância.

PUB