As vias municipais das freguesias da Fajãzinha e da Fajã Grande, na ilha das Flores, estão interditas a pessoas e veículos devido à passagem da tempestade tropical Kirk, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara das Lajes.
Beto Vasconcelos referiu que, na sequência dos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “focou-se mais a preocupação nas zonas da Fajã Grande e Fajãzinha” [zona oeste da ilha], que “são as zonas que deverão ser mais afetadas caso se venha a verificar o que está previsto neste momento”.
“Alertamos a população para os riscos que poderão daí advir”, salientou o presidente da Câmara das Lajes das Flores, que interditou “algumas vias municipais a pessoas e viaturas” para evitar danos.
Ainda segundo o autarca, está na ilha uma equipa com nove elementos do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, liderada pelo inspetor Luís Martins, proveniente da ilha Terceira, que irá reforçar o efetivo das Lajes das Flores.
A equipa irá pernoitar nas instalações locais dos bombeiros, onde ficarão também outros seis elementos locais.
O presidente da Câmara das Lajes das Flores lembrou ainda que, cinco anos depois da passagem do Furacão Lorenzo, em 2019, ainda existem na ilha, “danos visíveis e à mostra de toda a gente”.
“Ainda está fresco na memória dos florentinos e munícipes das Lajes” o furação Lorenzo, disse.
Salientando que, “feliz ou infelizmente”, a população das Flores “está habituada a passar por situações semelhantes”, Beto Vasconcelos reconheceu que “a preocupação das pessoas é o que poderá vir a acontecer e os danos que poderá causar” o ciclone Kirk.
A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores destruiu várias infraestruturas, nomeadamente o porto das Lajes das Flores, que está ainda a ser recuperado com verbas da República e do Governo Regional.
Hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertou que o ciclone tropical Kirk vai passar a norte do arquipélago dos Açores como tempestade tropical e provocará “um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas”.
Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde do dia de hoje”.
Estão previstas “rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental”.
No grupo Central, “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)”.
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas “que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)”.
Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.
Para as ilhas dos grupos Ocidental, Central e Oriental também foram emitidos avisos laranja e amarelo, por agitação marítima, vento e precipitação por vezes forte.