Um golo de Benny permitiu hoje ao Moreirense derrotar o Santa Clara por 1−0 e encerrar uma série de cinco encontros consecutivos sem vitórias na I Liga portuguesa de futebol, após um jogo equilibrado e competitivo, da oitava jornada.

Saído do banco de suplentes aos 72 minutos, o médio fixou o resultado sete minutos depois, num remate à entrada da área bem colocado, num encontro disputado sob muita chuva em Moreira de Cónegos, com períodos alternados de supremacia e oportunidades divididas pelas equipas.

Ao encerrar a ‘seca’ de triunfos, a equipa do concelho de Guimarães ascendeu ao oitavo lugar, com 11 pontos, enquanto o Santa Clara manteve o quarto, com 15, mas sob o risco de ser ultrapassado pelo Sporting de Braga, quinto, com 14, que visita o FC Porto no domingo, e pelo Vitória de Guimarães, sexto, com 13, que recebe o Boavista, também no domingo.

Apesar dos vários erros de parte a parte na hora de construir, minhotos e açorianos ‘brindaram’ os espetadores com uma primeira parte movimentada, com várias incursões em velocidade para surpreender as defesas adversárias e ocasiões repartidas.

Com Matheus Pereira em vez de Safira, avançado que se lesionou no aquecimento, a equipa treinada por Vasco Matos ameaçou primeiro, num livre de Mateus Araújo para defesa incompleta de Kewin Silva, aos sete minutos, e desperdiçou novas ocasiões aos 18, quando Gabriel Silva atirou à figura do guardião dos ‘cónegos’ em posição frontal.

Com Ofori de regresso ao ‘onze’, a formação orientada por César Peixoto esteve perto de inaugurar o marcador aos 15, numa bola de longe de Rúben Ismael a rasar o poste esquerdo, antes de Alanzinho tentar o golo num livre cobrado aos 24 minutos e num remate por cima de fora da área, aos 34.

Vinicius protagonizou, aos 27 minutos, a outra oportunidade da equipa de Ponta Delgada, numa primeira parte ainda marcada pelo cântico de homenagem dos cerca de 20 adeptos do Santa Clara ao árbitro Nuno Almeida, que hoje cumpriu o último encontro da carreira, aos 49 anos.

O Moreirense apresentou-se para a segunda parte com Dinis Pinto no lugar de Fabiano e Madson em vez de Pedro Santos, mas coube ao Santa Clara testar Kewin Silva no primeiro minuto após o reatamento, antes de Vinicius se mostrar incapaz de contornar o guardião adversário quando estava isolado, aos 60.

Com o relvado cada vez mais encharcado, as equipas continuaram a dividir a iniciativa, mas com a bola cada vez mais longe das balizas, até que Benny fez a diferença com um remate a partir da meia-lua, após trabalho de Schettine, outro recém-entrado nos ‘cónegos’.

Daí em diante, o jogo teve sentido único, o da baliza do Moreirense, com o guarda-redes Kewin Silva a mostrar-se ‘imperial’ na hora de afastar cruzamentos e de se opor aos remates açorianos.

PUB