O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, presidiu hoje à cerimónia de entrega dos Autotanques Pesados às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e Ponta Delgada, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

“Este investimento corresponde a uma concretização da nossa política, também de disponibilidades orçamentais, para a valorização da frota vermelha e para a renovação da frota de ambulâncias, no quadro do Serviço Regional de Proteção Civil”, afirmou José Manuel Bolieiro.

E prosseguiu: “desde 2010 não havia aquisição destas viaturas para a frota vermelha, da Proteção Civil e para Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários na Região”.

O governante destacou assim o cumprimento do “compromisso assumido” pela sua liderança em garantir o esforço orçamental necessário para assegurar os meios e recursos essenciais ao serviço de socorro e proteção da população.

A iniciativa assinalou a entrega de dois autotanques pesados: um veículo destinado à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e um outro destinado à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Este investimento, num montante de €627.300,00 (IVA incluído), permitirá melhorar o apetrechamento e a modernização dos meios dos corpos de bombeiros destinados ao serviço de socorro, assistência e combate a incêndio.

O líder do Executivo açoriano demonstrou-se “honrado e orgulhoso” pela prontidão demonstrada no auxílio à população, no combate às chamas, no grande incêndio que deflagrou na Região Autónoma da Madeira, no passado mês de agosto, bem como a permanente prontidão demonstrada pelos Bombeiros da Região, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no envio de recursos para reforçar o dispositivo de combate aos incêndios que assolaram o território continental, no presente mês de setembro, apoio que não chegou a ser solicitado.

O governante lembrou ainda os 197 bombeiros que estiveram envolvidos no combate ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e todos os outros que posteriormente “prestaram um apoio em continuidade aos doentes, para que não houvesse penalização dos doentes com necessidade de tratamento hospitalar”.

É expetativa do Presidente do Governo que no próximo mês de outubro o parlamento açoriano possa debater, votar e aprovar o estatuto social do bombeiro para a Região Autónoma dos Açores.

José Manuel Bolieiro espera também a concretização, após diálogo com todas as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Região e todos os que, não sendo empregadores, recebem a prestação de serviço dos bombeiros, da elaboração de uma portaria para as rever as condições de trabalho e a valorização salarial dos bombeiros.

O governante aproveitou ainda a oportunidade para anunciar a entrega de nove ambulâncias, no valor total deym  milhão de euros, e um investimento de 500 mil euros em equipamentos de proteção individual, sendo que este reforço junta-se à recente entrega de três viaturas autotanque pesadas.

As viaturas entregues estão totalmente equipadas com material para combate a incêndios urbanos e rurais, possuindo dois sistemas de bombagem, sendo que o principal tem uma capacidade mínima de 4.000 litros/minuto, com um depósito para capacidade de 7.000 litros para armazenamento de água e que tiveram 35.000 horas de trabalho na transformação das duas viaturas, que foram transformadas em território português, no Ribatejo.

PUB