Foto: MELOGYM | Momento de emoção com Tiago Pinheiro e Alexandra Barroso

Decorreu em Pesaro (Itália) o Campeonato do Mundo de juniores de Ginástica Aeróbica e competição mundial por grupos de idade no escalão juvenil. Entre cerca de 550 ginastas de 36 países, foram 19 os açorianos apurados para representar Portugal.

Na cerimónia oficial de abertura, Alexandra Barroso foi a treinadora convidada pela Federação Internacional de ginástica para realizar a promessa dos treinadores de entre todos os países participantes.

Tiago Pinheiro sagrou-se campeão do Mundo na categoria individual masculino do escalão júnior e renova o mesmo título obtido em 2022. Sobem ao pódio os ginastas da Bulgária e de Espanha.

Foto: MELOGYM | Na categoria Par misto, Matilde Cymbron e Tiago Pinheiro, sagram-se campeões do mundo

Na categoria Par misto, Matilde Cymbron e Tiago Pinheiro sobem novamente ao lugar mais alto do pódio sagrando-se campeões mundiais na categoria par misto com 19,750 pontos. Em segundo o par misto da casa, sendo o terceiro lugar para a Bulgária e a Espanha.

Os restantes finalistas alcançam ainda resultados mundiais de destaque:

4º lugar no Aerodance júnior (a apenas 0,075 do 3º lugar obtido pela Roménia) com os ginastas Letícia Oliveira, Filipa Macedo, Júlia Alves, Camila Pires, Mara Cabral, Matilde Cordeiro, Manuel Resendes e Henrique Soares.

5º lugar no trio Júnior constituído por Matilde Cymbron, Nádia Almeida e Maria Santos (URD).

7º lugar em par misto juvenil com Margarida Goes e Martim Medeiros.

7º lugar em Aerodance juvenil com Eva Amaral, Matilde Ferreira, Joana Reis, Constança Resendes, Diana Peres, Carolina Machado, Margarida Goes e Maria Clara Moura.

Esta foi a melhor prestação de sempre da equipa portuguesa num campeonato do mundo.

Após a competição de juvenis e juniores segue-se o Campeonato do Mundo (seniores) onde Rui Cansado, Tomás Amaral, Leonor Januário, Rafaela Damásio, Filipa Leite, Lara Faria, Neuza Rocha e Cláudia Pinheiro representarão a seleção nacional nas categorias de Individual Masculino, individual feminino, Trio e Grupo de Aerodance.

No total destas duas semanas competirão 900 ginastas de 46 países de todos os continentes.

Para alcançar estes resultados os ginastas do Clube de Actividados Gímnicas de Ponta Delgada estiveram em estágio bi-diário nos meses de Junho, Julho e Agosto treinando diariamente cerca de 7 horas.

O CAGPD agradece o apoio governamental ao alto rendimento (DRD), FGP (escalão senior), Câmara Municipal de Ponta Delgada, Grupo Bensaúde/Bentrans, Finançor, Caixa de crédito Agrícola, Junta de Freguesia de Relva, Panivila, Frutaria São Miguel, e, Dinarte e Dâmaso (material de fisioterapia).

PUB