“Dia da Viola da Terra” comemora-se a 2 de Outubro da Povoação

O concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, produzido anualmente pela Associação de Juventude Viola da Terra, decorrerá no Auditório Municipal da Povoação, no dia 2 de Outubro, uma quarta-feira, pelas 20:30, sendo de entrada livre.

O concerto contará com Raquel Dutra, personificando, em nome próprio, o projeto musical formado pelo quarteto de Viola da Terra (Adílio Soares), Guitarra Acústica (Jorge Dutra), Contrabaixo/Guitarra Portuguesa (Rúben Torres) e Bandolim/Voz (Raquel Dutra). Do seu repertório fazem parte, atualmente, temas de todas as ilhas dos açores. Como projeto a decorrer, em 2024, contam com o lançamento do segundo álbum dedicado à música do Cancioneiro Tradicional dos Açores.

A segunda parte estará a cargo dos irmãos Ribeiraquentenses César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), que compõem o Duo Toadas, onde apresentarão modas do repertório instrumental tradicional da Viola da Terra e ainda originais seus, do seu álbum de 2022, “Toadas, da lobeira ao agrião”.

O Duo Toadas convidou tocadores do Concelho da Povoação, solistas de grupos folclóricos ou ligados a grupos de violas e escolas de Violas, responsáveis pela continuidade da vitalidade desses grupos, para uma participação especial no concerto: Alexandre Carreiro, das Furnas, José Braga, da Ribeira Quente, e Paulo Rocha, da Lomba do Cavaleiro.

A abrir a sessão será inaugurada a exposição de fotografia “Violas dos Açores”, na entrada do Auditório, e que contará com momento musical pela Escola de Violas da Ribeira Quente. A exposição poderá ser visitada durante o mês de Outubro, no horário de funcionamento do Auditório. Esta exposição, inaugurada em 2021, em Ponta Delgada, já teve itinerância pelas Ilhas Graciosa, Terceira, Pico e São Jorge, cumprindo o seu objectivo de divulgação da diversidade da nossa Viola.

A Associação de Juventude Viola da Terra promoverá ainda uma programação paralela ligada a acções de sensibilização da Viola da Terra em Escolas, e prepara uma apresentação online, surpresa, a 2 de Outubro.

Ao mesmo tempo, decorrerá programação em outras Ilhas dos Açores, promovida pela Associação MiratecArts (Pico) e a Sons do Terreiro – Associação Cultural (Terceira), parceiros de produção da Associação de Juventude Viola da Terra, bem como outras actividades que possam ser desenvolvidas por músicos e outras instituições.

Foi ainda lançado, há alguns dias, o desafio, “Dia da Viola da Terra – chega-te à frente!”, com o intuito de incentivar a produção de eventos ou qualquer iniciativa, por parte de qualquer pessoa ou entidade, nos Açores e Comunidades Açorianas, a assinalar o Dia da Viola da Terra.

O concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra conta com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Povoação, e com apoio à divulgação pelas Juntas de Freguesia da Povoação e da Ribeira Quente.

PUB