O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, fez questão de marcar presença na cerimónia de inauguração da Festa do Milho, na freguesia da Ajuda Bretanha, tendo destacado o “imenso orgulho” em ver a atual geração a “assumir a responsabilidade de não deixar as tradições caírem no esquecimento”.

“Os costumes que herdámos dos nossos antepassados são aquilo que nos definem enquanto povo. São eles que nos ligam às nossas raízes, à nossa história e à nossa identidade. Cabe a nós garantir que eles se mantenham vivos como símbolo daquilo que conseguimos construir aqui no coração do Atlântico. É nosso dever perpetuar este legado e continuar a honrar-lo com a mesma dedicação dos que vieram antes de nós”, afirmou o autarca.

O evento, que celebra a cultura e as tradições agrícolas locais, é uma das celebrações mais importantes da freguesia, reunindo a população em torno daquela que já foi a principal fonte de riqueza e desenvolvimento: o cultivo do milho.

Durante o seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou também a importância da festividade como forma de “cultivar laços” na comunidade.

Que esta evocação seja uma celebração não só da nossa história, mas também da união que nos caracteriza enquanto açorianos. Esta é uma festa do povo e para o povo, onde a alegria e o convívio são motivo de unidade e comunhão”, afirmou o autarca.

Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral fez ainda questão de salientar o papel determinante do Presidente da Junta de Freguesia, José Farias, na preservação e dinamização do evento.

“Desde que o José Farias assumiu a liderança aqui na Ajuda da Bretanha, a sua visão e determinação transformaram não só esta festa, mas também o futuro da freguesia. O seu incansável esforço em servir a comunidade é exemplar”, afirmou o Presidente do Município.

Pedro Nascimento Cabral aproveitou a ocasião para abordar também o progresso das obras na Ajuda da Bretanha e nos Remédios, destacando o compromisso da autarquia em garantir a conclusão dos projetos e continuar a marcar presença assídua em todas as freguesias.

“Estamos a avançar com determinação na obra da Rua da Covilhã, conscientes dos desafios que ela representa. Trata-se de uma obra complexa, que exige tempo e cuidados especiais, mas o nosso compromisso é claro: garantir que no final tenhamos uma infraestrutura segura e funcional ao serviço dos munícipes”, frisou.

Por fim, o autarca deixou também a salvaguarda de que o executivo está a “trabalhar com grande afinco” para resolver a situação do cemitério na Ajuda da Bretanha.

“Sabemos da importância que este espaço representa e estamos a trabalhar com a máxima urgência para resolver o problema das águas pluviais. A aquisição do terreno a sul é essencial para garantir a dignidade e o respeito que este local merece e exige e, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para concretizar esta solução”, reiterou.

A Festa do Milho continuará nos próximos dias com um programa variado que inclui atividades culturais, recreativas e religiosas.

PUB