Foi para mim uma Honra poder ter servido os Açores como primeiro Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) no atual formato e durante 5 anos, como também tive muita honra em servir os Açores na qualidade de Personalidade Independente no Conselho Regional de Concertação Estratégica dos Açores e durante 2 mandatos, Órgão que antecedeu o CESA.

O Conselho Económico e Social dos Açores nestes 5 anos foi um Órgão da Autonomia Regional que desenvolveu a sua Missão, as Funções a que estava obrigado, sempre numa base Independente, com um espírito crítico e de cooperação com os Órgãos de Governo Próprio dos Açores, cumprindo com as suas obrigações de aconselhamento, pronunciamento e arbitragem, por sua iniciativa e sempre que para tal foi solicitado.

A regra base de funcionamento do CESA foi sempre respeitar os Parceiros Sociais e dar a palavra a todos os membros do CESA, praticando sempre a Democracia e a Igualdade de Género.

A par de todos os pronunciamentos e pareceres emitidos pelo CESA, colocamos na nossa Agenda, os grandes constrangimentos e desafios que se colocam à sustentabilidade da Região Autónoma dos Açores e também dialogamos e abrimos o CESA à sociedade civil como era nossa Obrigação. T

emos a consciência do Dever Cumprido na defesa dos superiores interesses dos Açores e da sociedade civil. Infelizmente, algumas das nossas iniciativas, e que não dependiam de nós, não foram cumpridas, como a de juntar ao nome do CESA a componente Ambiental, as nossas Propostas de atualização e correcções do Diploma que criou o CESA, e que oportunamente foram enviadas aos Órgãos de Governo Próprio da Região Autónoma e a de dotar o CESA de maior autonomia funcional e financeira por forma a que possa desenvolver ainda mais trabalho a favor dos Açores.

Naturalmente, que iremos garantir o funcionamento do CESA até à eleição na ALRAA de um novo Presidente e mais uma vez agradeço a todos os membros do CESA, ao que era o seu reduzido corpo técnico e administrativo, ao então seu Secretário Geral, aos OCS e à Sociedade Civil Açoriana todo o apoio, e incentivo que tiveram sempre para com o CESA.

Acresce que nestes 5 anos de trabalho intenso e uma presença constante o Presidente do CESA e por sua iniciativa teve um custo de zero cêntimos para a despesa do Conselho Económico e Social dos Açores.

Obrigado a todos por todo o apoio prestado ao longo destes anos.

PUB