Joana Moreira | Foto: Rui Oliveira

Ainda antes de contar com um ano de existência, a plataforma beOMNI Expression, de Joana Moreira e Miguel Maduro-Dias, lança o seu primeiro trabalho discográfico.

Jornal Açores 9: Antes de mais, falem-nos um pouco da vossa plataforma: como nasceu, quais os objectivos.

A plataforma beOMNI Expression, idealizada por nós em inícios de 2023, tornou-se real em Outubro do mesmo ano, numa chuvosa Sexta-feira 13, aquando da nossa participação no projecto “No Verbo e na Luz: de Junqueiro para Junqueiro”, dirigido pelo Professor Henrique Manuel Pereira (uma das pessoas mais entendidas em Guerra Junqueiro), contrariando assim todas as superstições e misticismos que normalmente envolvem qualquer Sexta-feira 13. Nasceu com um propósito aparentemente simples: criar um espaço onde constantemente sejamos desafiados a evoluir.

Partindo da formação superior clássica que ambos temos em Música, levamos a nossa expressão além desta arte, num constante cruzamento disciplinar. Temos como objectivo a criação de diálogos com visões renovadas de obras já criadas, e obras que estejam para nascer. Ser “plural como o Universo”, ser “todo em cada coisa”, como Fernando Pessoa escreveu.

Assumimos como missão principal o despertar e criar de consciências informadas, críticas e autónomas. E, através da simbiose de artes, abordamos e transmitimos conhecimentos e opiniões sobre os mais variados temas do Homem e do Mundo. Assim, e não querendo cingir a nossa área de intervenção na sociedade, não nos definimos apenas como músicos, ou artistas, mas sim como seres humanos.

Enquanto empresa, o nosso objecto social engloba actividades artísticas de criação, de interpretação, gravação e distribuição de obras (musicais, literárias ou cinematográficas), bem como actividades de formação, de design gráfico, de desenvolvimento de aplicações e videojogos, e de web development.

JA9: Quais os projectos que já desenvolveram entretanto?

Neste curto espaço de tempo (que para nós é sentido como longo, talvez pela dedicação a 100% que colocamos no nosso trabalho!), já idealizámos, desenvolvemos e apresentámos diversos e distintos projectos. Entre eles, o nosso website – www.beomniexpression.pt –, onde assumimos todo o trabalho de concepção, criação e web development; o espectáculo “RE-instaurar, RE-interpretar, RE-nascer!”, integrado no evento comemorativo dos 40 anos da inscrição do Centro Histórico de Angra do Heroísmo na lista da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, onde criámos uma narrativa multidisciplinar que contou, sumariamente, a história da instituição, da comunidade envolvente, e um pouco da do país; o workshop e espectáculo “Espírito & Matéria”, projecto comemorativo dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, onde trabalhámos artisticamente as 14 Obras de Misericórdia: fundamento da instituição; o podcast quinzenal “Falemos minuciosamente sobre tudo”, em parceria com o Rádio Club de Angra, onde abordamos os mais variados temas do Homem e do Mundo, e no qual cada episódio termina sempre com um momento de interpretação artística; o espectáculo “DESTINO: Inverno”, trabalho interdisciplinar com desenho de luz, encenação e narração, baseado na Winterreise de F. Schubert, e que apresenta uma narrativa beOMNI Expression, com assumida vontade de intervir socialmente sobre a saúde mental; espectáculo “a story of LOVE”, narrativa interdisciplinar, com desenho de luz e movimentação, criada em torno do Amor, e inspirada por várias obras musicais do mundo do Jazz, Pop, Rock, Hip-Hop, entre outros; espectáculo “A minha vida é o mar o Abril a rua”, celebrando a Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e os 50 anos do 25 de Abril, juntando poesia, música, sonoplastia, vídeo, luz, encenação e movimento no mesmo palco; espectáculo “Mestre Maduro Dias: um poliedro de quantos lados?”, focado na Vida e na Obra de Francisco Coelho Maduro Dias, tomando a forma de uma curta de teatro, improvisação e comédia – com estreia no festiVArte 2024.

JA9: Relativamente ao projecto Oração à Luz, falem-nos um pouco da sua génese e concepção.

Após termos tido a oportunidade de estrear uma das canções do ciclo que é o objecto primordial deste nosso trabalho, naquela Sexta-feira 13 que já mencionámos anteriormente, as nossas cabecinhas (que costumamos adjectivar de idiotas, e que andam sempre a mil…) chegaram à conclusão que, sem sombra de dúvidas, um dos projectos da nossa plataforma se teria de materializar no nosso primeiro trabalho discográfico: “Oração à Luz”.

Achamos que este poema-livro de Guerra Junqueiro é possuidor de uma beleza imensurável, e que a pertinência da sua mensagem é merecedora de leitura, releitura e reflexão. Assim, e após conversações com o compositor Alfredo Teixeira, fez-nos sentido, e pareceu-nos óbvio(!) que o trabalho de composição do ciclo “Oração à Luz” por ele iniciado, deveria ser concluído (na sua extensão completa do poema, com 10 canções para voz e piano). Posteriormente, a nossa plataforma, sendo fiel a um dos seus motes fundamentais – “ser plural, como o Universo” –, assumiria não só a sua interpretação musical, mas também os trabalhos de captação, edição e masterização de som, e de design gráfico.

Foi um grande desafio e uma enorme aventura! Mas, foi proporcionalmente gratificante! Estivemos a trabalhar em várias frentes, pusemos a nossa alma em todos os processos técnicos e artísticos, e, por isso mesmo, é muito bom ver agora o trabalho final, e saber que aconteceu a partir do nosso “sangue e suor” (um pouco de dramatismo, esporadicamente, não faz mal a ninguém…).

JA9: O lançamento do CD acontecerá no dia 15 de Setembro, em formato online. Será necessário algum convite para o acesso à sessão, ou é só mesmo ligar?

Não é necessário convite, e a entrada é gratuita! Diríamos portanto: é fácil, e é barato! Só não dá milhões… Basta ligarem-se a nós, através do directo no nosso canal de YouTube, pelas 17h30 (hora de Portugal Continental), e passarem connosco um boa hora (assim esperamos!).

Estaremos acompanhados por Alfredo Teixeira e Henrique Manuel Pereira, e, através de uma conversa cuidada, mas descontraída, falaremos um pouco da nossa caminhada ao longo destes meses de trabalho, das conquistas, dos sucessos, e das dificuldades com as quais nos fomos deparando. Também do processo criativo, do estudo, da metodologia usada aquando das gravações, e das opções artísticas e técnicas que fomos tomando. Como não poderia deixar de ser, mostraremos, em primeira mão, um breve excerto de cada uma das canções do ciclo. Deixaremos também espaço para responder a eventuais perguntas colocadas pelos ouvintes que nos acompanharem.

JA9: Este projecto é mais do que um CD: irá transformar-se num espectáculo. Estão também já a trabalhar nas ideias que definirão o seu conceito?

Bom, afirmamos que, a esta altura do campeonato, gostaríamos muito de já ter o conceito perfeitamente definido, e de, inclusivamente, termos fechadas e redigidas partes do guião do espectáculo! Mas confessamos que, neste momento, ainda estamos na fase de darmos asas às nossas idiotices, em que as ideias fazem pop-up nas nossas cabeças (quase como pipocas…). Agora, terminado o trabalho de gravação e de edição, e após o lançamento do CD, teremos finalmente mais alguma disponibilidade para nos sentarmos, fazermos alguns brainstormings, e começarmos a definir concretamente os caminhos que queremos seguir, e a narrativa que iremos contar a quem tiver a oportunidade de assistir ao espectáculo homónimo ao nosso primeiro trabalho discográfico – “Oração à Luz”.

JA9: Onde é que as pessoas poderão adquirir o vosso CD, e quanto custa?

O CD estará à venda no nosso website, e terá o custo unitário de 15€ (incluindo IVA), ao qual acrescem as despesas de envio. Desengane-se quem não está habituado a compras online, e acha que esta aquisição será uma missão hercúlea! É efectivamente simples: basta aceder ao nosso website e preencher o formulário na nossa loja. Enviaremos depois um e-mail com os dados para efectuarem o pagamento, e a respectiva factura. Ainda assim, dizemos que estaremos disponíveis para efectuar este processo de compra-venda através do envio dos dados por e-mail ou por mensagem directa. De facto, o que nos interessa é divulgar e difundir este nosso trabalho, pelo que removemos do caminho qualquer entrave.

Agradecemos, desde já, a todos os que acompanham o nosso trabalho, e que apoiam a nossa Plataforma!

PUB