As candidaturas aos apoios à aquisição de sementes de leguminosas para o melhoramento das pastagens para alimentação animal estão abertas até 30 de outubro e a ajuda destina-se a agricultores em nome individual ou coletivo, foi hoje anunciado.

De acordo com nota divulgada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), este ano permite-se, pela primeira vez, a possibilidade de candidatura aos apicultores que tenham adquirido sementes de leguminosas das categorias certificadas ou comerciais consideradas elegíveis.

Os agricultores deverão submeter o formulário de candidatura e documentação exigida, através do portal https://gestpdr.azores.gov.pt/, ou, em alternativa, dirigir-se a um serviço de desenvolvimento agrário de ilha.

O secretário regional da Agricultura, António Ventura, citado na nota, sublinha que os incentivos permitem “melhorar a retenção do carbono no solo, a fixação do azoto atmosférico, proporcionar proteína vegetal na alimentação animal e promover a pastagem como elemento central na produção da bovinicultura de leite e de carne”, uma medida que se insere na promoção da autossuficiência alimentar animal, redução do uso de pesticidas e fertilizantes.

PUB