O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, já está a processar o pagamento das passagens áreas aos jovens estudantes que se candidataram à medida “Regressa a Casa” do pacote “+ Jovem”.

 

O período de candidaturas decorreu entre 23 de julho e 15 de agosto, tendo já sido aprovadas cerca de 400 candidaturas, no montante global de cerca de 30 mil euros, estando em análise e a aguardar correções por parte dos candidatos cerca de 1.000 candidaturas.

 

Em causa, está o pagamento aos jovens deslocados da sua ilha de residência, para frequentar um estabelecimento de ensino, de uma viagem aérea de ida e volta, ou duas só de ida, entre a ilha de residência do estudante e o local do estabelecimento de ensino que o jovem frequenta, referente ao ano letivo 2023/2024.

 

Maria João Carreiro destaca a boa adesão dos estudantes a esta nova medida, que constitui uma “forma de incentivar os jovens a prosseguirem estudos, ao mesmo tempo em que lhes possibilita manter o vínculo com a sua ilha de residência, à qual devem regressar para iniciar e prosseguir com a sua carreira profissional”.

 

“O pacote ‘+ Jovem’ é uma iniciativa inédita na Região para atrair e fixar talento e que inclui várias medidas para apoiar os jovens desde que decidem estudar até que decidam regressar à sua ilha de residência e aos Açores para integrar o mercado de trabalho”, nota a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego. 

 

São elegíveis à medida “Regressa a Casa” os jovens até aos 26 anos de idade, a frequentar cursos de nível 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações, num estabelecimento de ensino fora da sua ilha de residência, incluindo outra ilha dos Açores, Continente português ou Madeira. 

 

Esta medida é promovida através da Direção Regional da Juventude e inclui o pagamento de duas viagens áreas ida e volta por ano letivo aos estudantes deslocados, incluindo despesas com a aquisição de uma bagagem de porão e com penalizações por alteração de datas das viagens, quando não incluído no bilhete.

As candidaturas para o ano letivo 2024/2025 arrancam já no próximo dia 1 de setembro, prolongando-se até 15 de agosto de 2025, devendo as candidaturas ser formalizadas através do Portal da Juventude: juventude.azores.gov.pt.

 

O pacote “+ Jovem” é uma iniciativa do Governo de coligação PSD/CDS/PPM, criada por Resolução do Conselho do Governo de 10 de julho, para atrair e reter talento jovem nos Açores, conforme compromisso assumido no Programa do XIV Governo dos Açores.

 

Mais informações sobre o pacote “+ Jovem” podem ser encontradas em https://juventude.azores.gov.pt/

PUB