Mais de uma dezena de formandos do Centro de Qualificação dos Açores (CQA) medalhados no 25.º Azores Skills – Campeonato Regional das Profissões, que decorreu em maio, na Praia da Vitória, ilha Terceira, foram esta sexta-feira distinguidos por empresas da Região.

Ao todo, 15 formandos receberam os prémios atribuídos pela Tecniq e Azores Viagens, entre os quais os medalhados com Ouro: Marília Oliveira, Restaurante e Bar; Samuel Gata, Eletricidade; Tiago Oliveira, Auto CAD; Daniel Pereira, Jogos Digitais; Henrique Viveiros, Mecatrónica; Diogo Melo, Energias Renováveis; Gonçalo Botelho e Henrique Marques, Robótica Móvel.

Os prémios variam entre vales até um montante máximo de 500 euros e o pagamento de viagens de formandos para o WorldSkills 2024, que decorre de 10 a 15 de setembro, em Lyon, França.

A cerimónia, na qual participaram representantes das empresas, o Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Qualificação do Açores, Acir Meirelles, e o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, foi presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego enalteceu a iniciativa das empresas, por tratar-se do “reconhecimento da importância da qualificação dos jovens”, desafiando o tecido empresarial da Região a “recrutar jovens qualificados e com competências certificadas”.

“Ao premiar o percurso formativo de jovens formandos que viram a sua capacidade, as suas competências e o seu talento distinguido numa competição de profissões, estas empresas estão a dar um exemplo público de valorização da importância da formação”, congratulou.

Segundo Maria João Carreiro, “a formação e a qualificação são a melhor garantia de profissionais capazes, motivados e produtivos”, pelo que “é necessário que as empresas aprofundem, de forma ainda mais efetiva, uma cultura de reconhecimento da formação dos trabalhadores”, através, desde logo, de incentivos à formação, da estabilização contratual e de uma melhor remuneração.

Nesse sentido, a Secretária Regional lembrou que existe hoje nos Açores um conjunto diversificado de medidas de apoio à formação e qualificação de empregados e desempregados, incluindo formação à medida das necessidades das empresas, bem como apoios à contratação em função das habilitações e qualificações dos trabalhadores contratados através destas medidas.

Durante a cerimónia, foi ainda atribuído pela livraria SolMar um cheque-livro, no valor de 25 euros, a cada um dos oito formadores do Centro de Qualificação dos Açores jurados no Azores Skills.

PUB