O Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, marcou presença, hoje, nas comemorações do 145.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), onde relembrou a necessidade de uma secção destacada dos bombeiros na cidade da Lagoa, bem como a atualização da denominação e imagem, de forma a incluir o nome da Lagoa na Associação.

Na ocasião, o Vice-presidente congratulou a instituição pelo seu aniversário e deixou as suas palavras de gratidão a todos pela generosa entrega, dedicação e desinteressado serviço em prol assistência e do bem-estar das pessoas.

Frederico Sousa relembrou a importância do apoio e cooperação institucional que existe entre o município de Lagoa e a associação. “Esta é uma parceria que estimamos e valorizamos e, por isso, reforçamos, recentemente, com a assinatura do protocolo financeiro no valor de 65 mil euros e entrega de viaturas e equipamentos de socorro, nomeadamente uma carrinha 4×4, com transformação em veículo ligeiro de combate a incêndios e uma mota de água, equipada com atrelado e prancha de salvamento aquático, num investimento que ascendeu aos 150 mil euros”, referiu.

O Vice-presidente reiterou o compromisso “com o manifesto interesse de ter um posto avançado de bombeiros voluntários no concelho de Lagoa, e, consequência de uma estreita articulação com a atual direção, e que já conta por parte do município de um terreno com cerca de 8.500 m2 e umas instalações físicas para alocação de meios, que pela visibilidade, centralidade e proximidade trará benefícios diretos à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários”.

Frederico Sousa alertou, ainda, para a necessidade a curto prazo de uma resposta diferenciada no concelho de Lagoa para o transporte de doentes urgentes, em horário diurno, através da alocação de uma ambulância, que esperamos que seja atendida ainda durante este ano. Para tal, “reiteramos a intenção de disponibilizar um espaço municipal com condições para acolher uma viatura de transporte de doentes e a respetiva tripulação, sempre que a mesma não esteja ao serviço”, afirmou o autarca.

Por outro lado, o Vice-presidente apelou à implementação de uma resposta de socorro marítimo junto do Portinho de S. Pedro, onde se localiza o Clube Náutico de Lagoa, fundamental para apoio e assistência à população local, revelando que a Câmara Municipal se encontra disponível para alocar um local nessa zona que apresenta já boas condições de acesso ao mar.

PUB