Nos dias 25 e 26 de julho de 2024, decorreu no Yoyogi 2nd Gymnasium (Tóquio – Japão), a 6ª edição da Taça de Mundo JKS e o Clube Karate Shotokan da Relva (CKSR), teve presente pela primeira vez na história do karate Açoriano a competir no Pais do Sol Nascente, integrando a representação da JKS Portugal nos escalões de Infantis a Seniores.

A comitiva do CKSR – Clube Karate Shotokan Da Relva, contou com 7 atletas e 2 treinadores, nomeadamente Madalena Couto, Sofia Melo, Maria Lobo, Júlia Silva, Laura Anacleto, Carlota Lopes e Leonor Alemão, acompanhados pelos treinadores Nelson Rego e Lorena Alemão.

A Taça de Mundo JKS é uma prova de alto nível, e foi organizada pela JKS – Japan Karate Shoto Federation, que este ano reuniu cerca de 800 atletas oriundos de África do Sul, Argentina, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Estados Unidos da América, Escócia, Etiópia, Filipinas, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Israel, Japão, Kuwait, Líbano, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Omã, Países Baixos, Portugal, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Ucrânia, Venezuela e Vietname.

De afinco e empenho o CKSRelva arrecadou uma medalha de prata na prova individual no dia 25 de julho e uma de prata e uma de bronze na prova de equipas no dia 26 de julho de 2024. Incorporou a Equipa Kumite 8-11 anos a atleta Nair Marques do EKE – Escola Karate Entroncamento.

De realçar também o quarto lugar atingido pela atleta Laura Anacleto no Koten Kata 8-12 anos e os oitavos de final da atleta Sofia Melo na prova de Kata 10-11 anos feminino e Maria Lobo no Kata Koten 8-12 anos

Foi a prestação fantástica de todos os nossos atletas, que dignificaram os Açores e Portugal, que demonstra a qualidade do karate Açoriano, que nas 2 finais que disputaram apenas cederam para os atletas Japoneses.

PUB