Os deputados do PS no parlamento dos Açores questionaram o Governo Regional sobre a atividade de rent-a-car (aluguer de veículos sem condutor) no arquipélago, face à possibilidade de alegada existência de concorrência desleal no setor.

A deputada do PS/Açores, Marlene Damião, é a primeira subscritora de um requerimento ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), entregue na Assembleia Legislativa Regional, em que os socialistas pretendem apurar “quantas empresas de rent-a-car existem atualmente na região, qual a dimensão global da frota e quantos pontos de carregamento para viaturas elétricas existem nos Açores, por ilha, concelho e localidade, entre 31 de dezembro de 2023 e 30 de junho de 2024”.

Citada num comunicado, Marlene Damião refere que o Governo Regional dos Açores “deve criar condições para a atividade” de rent-a-car “justa e equilibrada nos Açores” e não deixar este setor, importantíssimo para o turismo, “ao abandono”.

A deputada recorda recentes notícias que dão nota de “uma oferta de viaturas superior à procura”, existindo “a possibilidade de várias empresas a operar em condições promotoras de uma concorrência desleal e sem atendimento personalizado”.

A parlamentar do PS alertou, também, que a redução dos voos em época baixa “poderá afetar a faturação deste setor” e a “sustentabilidade dos investimentos efetuados pelos seus empresários”, salientando que “parte da frota poderá ficar parada nos meses de inverno, em particular, na ilha de São Miguel”.

“Pode parecer fora de tempo estarmos preocupados com o inverno IATA, mas quem trabalha no Turismo sabe que as épocas têm de ser programadas com antecedência, seja época alta ou época baixa, porque não é em setembro ou em outubro que se planeiam os meses de inverno”, apontou.

Marlene Damião criticou ainda o Governo Regional, alegando que o executivo açoriano disponibiliza informação “muito desatualizada” sobre esta atividade económica na sua página web, com “dados que reportam a 09 de agosto de 2023, ou seja, de há um ano”.

“Pretendemos aferir a evolução do rácio entre viaturas licenciadas para a atividade rent-a-car e o número de habitantes, por ilha, entre 2019 e 2024. Mas, o Governo Regional da coligação ou não dispõe destes dados ou, pior, tendo-os, não os disponibiliza ao parlamento e aos açorianos. Por outro lado, tendo em conta que são crescentes as preocupações com uma mobilidade sustentável, será útil que o Governo Regional adiante qual a previsão da instalação de novos postos de carregamento elétrico até ao final deste ano”, explicou a deputada socialista.

PUB