A nova residência universitária de Ponta Delgada, nos Açores, vai ficar concluída no primeiro trimestre de 2026, anunciou hoje a Câmara Municipal, que vai apoiar a construção daquela infraestrutura com um milhão de euros.

Em comunicado, o município de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, informa que foi celebrado um protocolo de cooperação financeira com a Universidade dos Açores no valor de um milhão de euros, destinado à construção de uma nova residência universitária, que vai ter capacidade para acolher 120 alunos.

“A nova residência universitária vai estar localizada na rua da Mãe de Deus e a previsão é de que a respetiva obra esteja concluída no primeiro trimestre de 2026”, lê-se na nota de imprensa.

Na assinatura do protocolo, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral (PSD), destacou a importância de dar as “condições ideais” aos estudantes, reiterando a intenção de fazer de Ponta Delgada uma “verdadeira cidade universitária”.

“Não encaramos o celebrar deste protocolo como uma obrigação ou como o despender de uma avultada quantia de dinheiro. Vemo-lo como um investimento na educação e valorização dos nossos jovens, mas também no desenvolvimento da Universidade dos Açores e da nossa cidade”, afirmou o autarca, citado no comunicado.

Já a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, reforçou que a nova residência vai impulsionar a “captação de novos alunos”, dando nota de que a academia tem cerca de 800 estudantes deslocados.

“Este é um investimento na formação e qualidade de vida dos nossos estudantes, nas condições que têm para estudar, mas também no capital de atratividade que Ponta Delgada tem para que os jovens venham para cá estudar”, declarou a responsável pela academia açoriana.

A nova residência universitária de Ponta Delgada vai disponibilizar 120 camas distribuídas por 48 quartos duplos e 24 individuais.

Em 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Ponta Delgada já tinha anunciado a intenção de atribuir um milhão de euros à Universidade dos Açores para apoiar a construção de uma nova residência universitária.

Antes, em 11 de janeiro de 2023, a reitora da universidade açoriana alertou que a construção da residência em Ponta Delgada estava “manifestamente comprometida por falta de financiamento” municipal.

Posteriormente, já com o financiamento assegurado, Mira Leal admitiu que o processo para a construção das novas residências causa “angústia”, apelando à celeridade para que as contratualizações em falta decorram o “mais depressa possível”.

Além de Ponta Delgada, vão ser construídas novas residências na Horta (Faial) e em Angra do Heroísmo (ilha Terceira), onde existem polos da Universidade dos Açores, tratando-se de investimentos contemplados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PUB