No primeiro dia de Jornadas Parlamentares na ilha do Faial, os deputados do CHEGA estiveram no porto do Varadouro onde contactaram com locais, pescadores e operadores de empresas marítimo-turísticas.

Os parlamentares foram visitar aquele porto de pesca, cuja grua esteve avariada no início do ano, e que muita falta faz aos barcos que usam aquela baía para a pesca. Os pescadores reclamam que o “carrinho” da grua já está de novo avariado, tendo os reboques de se posicionar milimetricamente debaixo das embarcações para que as possam recolher. Há inclusive o facto de aquela grua ser propriedade da Junta de Freguesia do Capelo, o que limita a actuação em termos de manutenção e conserto da grua.

Falando com operadores de empresas marítimo-turísticas, os deputados do CHEGA foram confrontados com o grande potencial daquele porto para acostagem de barcos marítimo-turísticos. Um potencial que deveria ser mais bem explorado, já que há também iates que escolhem aquela baía para fundear, mas sem condições para atracar. Algo que poderia ser resolvido com um pontão, melhorando a acessibilidade ao porto.

Aos deputados do CHEGA, os pescadores que ali se encontravam informaram que a mão-de-obra para a pesca é actualmente um problema. Durante muito anos houve falta de formação para se obter cédula de pescador, levando muita gente a desistir da pesca. O resultado é o recurso a mão-de-obra estrangeira que já está a ser recrutada noutras paragens para os barcos poderem sair para o mar.

Durante a visita ao porto do Varadouro, o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, voltou a alertar para a importância de se manterem os equipamentos dos portos, nomeadamente as gruas, com a devida manutenção para que não causem prejuízos a quem delas necessita diariamente. Para José Pacheco, na zona do Varadouro – além da zona balnear e do porto – deveria potenciar-se uma utilização mais frequente, e com melhores condições, por parte das empresas marítimo-turísticas.

O Grupo Parlamentar do CHEGA está em Jornadas Parlamentares na ilha do Faial, cumprindo hoje o segundo dia de trabalhos, estando programada para as 10h30 uma visita à Queijaria do Morro, seguindo-se às 14h uma visita à Residência de idosos H.P., e pelas 16h uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga. Ao final do dia está programado um jantar com militantes e simpatizantes.

PUB